Cerca de no mínimo 12 bairros da zona norte de Marília estão a conviver neste domingo de ramos, uma das datas mais triunfais da cristandade, por incrível pareça, sem o líquido precioso que representa a vida.

Desde ontem falta água para mais de 10 mil famílias e a expectativa é que os trabalhos só serão concluídos na segunda-feira, ou seja; a situação só irá se normalizar novamente na terça ou quarta-feira.

O que causa indignação é que o motivo é o mesmo, a queima da bomba do P-4, responsável pelo fornecimento de água para os moradores da região do Palmital e bairros vizinhos, afetando o abastecimento na cidade.

A reclamação dos moradores que ligaram a nossa redação é justamente pela alta temperatura em pleno outono, ultrapassando a casa dos 30º e nenhuma medida paliativa por parte da administração municipal.

Pior que isto, é constatar que a mesma bomba apresentou o mesmo problema a exatos 90 dias, para ser exato, no dia 2 de janeiro deste ano. Se voltarmos mais um pouquinho iremos constatar que em 2 agosto de 2022 foi registrada uma nova pane. Em 22 de março de 2022, nova ocorrência e assim sucessivamente, sempre em um espaço curto de tempo.

Em agosto de 2022, o Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) informava em nota que, após duas queimas sucessivas em um período de cerca de 40 dias no poço P4 do Palmital, teria instalado uma bomba provisória que produzia uma vazão menor do que a capacidade do poço, mas que havia trocado para a bomba original, retornando à vazão do poço. Em janeiro, um novo episódio e agora novamente. INDIGNAÇÃO.

O que deixa a transparecer é que; algo está errado. Não é possível uma bomba apresentar tantos problemas com um prazo máximo de duração de 6 meses. Enquanto isto, a principal preocupação é a concessão do DAEM, onde a principal argumentação é JUSTAMENTE a falta de recursos para investimentos. Curioso é que o governo estadual acaba de abrir uma linha de financiamento para projetos nesta área. QUANTA COINCIDÊNCIA.

Ainda na tarde de ontem, o DAEM (Departamento de Água e Esgoto de Marília) divulgou uma nova data com as justificativas e solicitando a população que economize água. Confira;

ATENÇÃO – QUEIMA DE BOMBA PODE CAUSAR DESABASTECIMENTO NAS REGIÕES DO PALMITAL
A Prefeitura Municipal de Marília, através do Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília), comunica que neste sábado, 1° de abril de 2023, ocorreu a queima da bomba do poço P-04, responsável pelo fornecimento de água para os moradores da região do Palmital e bairros adjacentes.
De imediato, o departamento está providenciando a devida manutenção. Informa que a previsão de conclusão das atividades será nesta segunda-feira, dia 3, no período da tarde.

Bairros como Palmital, Castelo Branco, Jardim Lavínia, Fernando Mauro, entre outros desta área territorial da cidade, podem ser afetados.
Em virtude do período de alto consumo hídrico, o Daem solicita aos moradores que economizem água durante as próximas horas.
Diretoria de Divulgação e Comunicação Prefeitura de Marília

Reiterando que o departamento já deu início à manutenção. Conforme consta na nota, as atividades de reparo devem ser concluídas somente na segunda-feira (3), no período da tarde, confirmando nossa introdução de que a situação só deverá ser normalizada na terça ou quarta-feira.

Destacamos que, a imagem de chamada desta matéria não busca ofender, macular ou culpar o vice-prefeito Cicero do Ceasa. Tal menção é apenas para lembrar que a população sente saudades daquele vereador que era, ao mesmo tempo, um ativista e, como sempre se posicionava, a exemplo do prefeito Daniel, contra a venda do DAEM, e em situações como esta, se posicionava com um balde nas mãos, partindo sempre em defesa do povo e buscando soluções.

O grande detalhe é que; em épocas passadas, a população, na falta de caminhões pipas, se dirigia até a minas ou poços particulares perfurados por empresários que serviam a população. Hoje, infelizmente, devido aos altos valores cobrados pelo DAEM, os mesmos fecharam as torneiras e o povo não tem para onde correr. Sem banho, sem comida, sem banheiro. Será que está faltando água na casa do prefeito, do vice e dos nobres vereadores?

DIRETO DO PLANTÃO DE NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.