O Dia das Crianças é uma data comemorada em diferentes países. De acordo com a história e o significado da comemoração, cada país escolhe uma determinada data e certos tipos de celebração para lembrar de seus menores. Ao mesmo tempo, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) convencionou o dia 20 de novembro para se comemorar o dia das crianças.

A escolha desta data se deu porque nesse mesmo dia, no ano de 1959, o UNICEF oficializou a Declaração dos Direitos da Criança. Nesse documento, se estabeleceu uma série de direitos válidos a todas as crianças do mundo como alimentação, amor e educação. No caso brasileiro, a tentativa de se padronizar uma data para as crianças aconteceu algumas décadas antes.

Em 1923, a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, aproveitando a recente realização do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei que estabelecia essa nova data comemorativa. No dia 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças.

Entretanto, a data não se tornou uma unanimidade imediata. Somente em 1955, a data começou a ser celebrada a partir de uma campanha de marketing elaborada por uma indústria de brinquedos chamada Estrela. Primeiramente, Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da empresa, lançou a chamada “Semana do Bebê Robusto”. O sucesso da campanha logo atraiu a atenção de outros empresários ligados à indústria de brinquedos.

Com isso, lançaram uma campanha publicitária promovendo a “Semana da Criança” com o objetivo de alavancar as vendas. Os bons resultados fizeram com que esse mesmo grupo de empresários revitalizassem a comemoração do “12 de outubro” criado pelo deputado Galdino. Dessa forma, o Dia das Crianças passou a incorporar o calendário de datas comemorativas do país.

Nos quatro cantos do país entidades, ong’s, torcidas e organizadas e união de moradores se unem objetivando comemorar a data com muita diversão e entretenimento para os baixinhos. Em alguns casos, há uma farta distribuição de brinquedos de forma gratuita, em outras oferecem os brinquedos infláveis e comes e bebes.

Segundo Edna P. Lopes, integrante da associação, a festa é realizada desde o inicio do bairro e, com a fundação da Associação de Moradores criou uma força ainda maior. ” A gente reúne toda a diretoria e realiza a nossa já tradicional quermesse, sendo que ao final, parte do dinheiro arrecadado a gente destina justamente para este evento”, declarou.

A Entidade que foi criada em meados de 2003, com o auxilio do extinto CAMOM ( Conselho das Associações de Moradores de Marília ), é uma das mais organizadas da cidade e tem como presidente o Líder comunitário Paulo Lopes, que infelizmente devido ao seu trabalho ( Caminhoneiro ), não chegou a tempo para participar do evento como sempre faz todos os anos.

Sua esposa, Edna ainda comentou sobre as parcerias e apoios que recebe para o sucesso do evento; “A gente encaminha diversos oficios e devido a nossa credibilidade, a seriedade do nosso trabalho e a força do grupo todo mundo acaba ajudando. É uma festa para todas as crianças do bairro, mas, que atrai também os adultos, porque todos os moradores se unem, colaboram e depois se divertem também. Por um outro lado, existe também os parceiros que auxiliam com patrocínios e acabam contribuindo em muito para o sucesso do evento e esta festa maravilhosa”, concluiu.

Nesta ação que é dedicada ao dia das crianças, além de brinquedos infláveis ( cama elástica, piscina de bolinha, tobogã ), houve também uma farta distribuição de cachorro quente, pipoca e refrigerante para os presentes. Outra ação que chamou a atenção foi uma parceria que um salão de beleza que ofereceu cortes de cabelo de forma gratuita para as crianças interessadas. Sucesso !!!

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.