IMPRESSIONANTE. A cada prova, ela se supera e sem medo de ser feliz vai deixando o recado as suas adversárias pelo mundo; “EU ESTOU CHEGANDO”. A mariliense Júlia Marconato Leite foi o grande nome de mais uma edição do Campeonato Pan-Americano Sub-20 de Atletismo realizado em Porto Rico, encerrado neste domingo (6).

Representando a seleção brasileira, estavam 20 atletas – 11 no masculino e 9 no feminino, que disputaram desde sexta-feira até hoje, domingo (4 a 6/8) o Campeonato Pan-Americano Sub-20 de Atletismo, que foi realizado no Estádio Centro-Americano José Antonio Figueroa, na cidade de Mayagüez, em Porto Rico.

Para quem não se lembra, a caçulinha, mariliense Júlia Marconato Leite, partiu de Marília, na terça-feira(1), com um só objetivo, superar os obstáculos e conquistar o podium.

Não foi uma competição qualquer. Na disputa, países da América do Sul, Norte e Central, em outras palavras; Estados Unidos, Canadá, México e outros. A expectativa inicial dos organizadores era de reunir cerca de 500 participantes de cerca de 30 países, onde o fundamental é a preparação mediante a estrutura que é oferecida aos atletas.

Conheça o Heptatlo no Atletismo

A prova do Heptatlo no atletismo é chamada de “provas combinadas”, o heptatlo é uma modalidade feminina e disputada nas Olimpíadas. Os atletas  de Heptatlo devem demonstrar bastante versatilidade e um ótimo desempenho nas diversas provas que compõem essa modalidade do atletismo.

A Prova Heptatlo no Atletismo

O Heptatlo no Atletismo é uma modalidade nos Jogos Olímpicos que, que exige muito versatilidades das atletas, cuja competição é exclusivamente feminina, e é composta por sete provas combinadas.

As provas que compõem heptatlo:

  1. corrida de 100m com barreira;
  2. arremesso de peso;
  3. lançamento de dardo;
  4. salto em altura;
  5. salto em distância;
  6. corrida de 200m;
  7. corrida de 800m.

1º Dia de Provas no Heptatlo

São quatro provas disputadas no 1º dia de provas do Heptatlo:

  1. 100 metros com barreiras;
  2. Salto em Altura;
  3. Arremesso de Peso;
  4. 200 metros rasos.

2º Dia de Provas no Heptatlo

No segundo dia de provas do Heptatlo são disputadas três provas:

  1. salto em Distância;
  2. Lançamento de Dardo;
  3. 800 metros rasos.

Pontuação no Heptatlo

Os atletas do Heptatlo recebem pontos por seu desempenho em cada uma das provas, de acordo com uma tabela elaborada pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF).

As conquistas de Júlia Marconato Leite no Pan-Americano sub-20 de Atletismo em Porto Rico.

Apesar do seu inquestionável empenho e dedicação, algo tem se tornar público, antes que a mesma embarque para outros destinos. Júlia, conta com os ensinamentos e dicas de Luis Carlos Albieri, o popular Esquilo, conhecido por revelar diversos atletas, que infelizmente foram embora de Marília, sempre pelo mesmo motivo; FALTA DE ESTRUTURA E DE EQUIPAMENTOS PARA TREINAMENTOS APROFUNDADOS.

Embora a atleta tenha apenas 18 anos e esteja competindo com veteranas já com 20 anos de idade e de países com outra visão em investimentos em atletismo, o potencial de rendimento da jovem é nitidamente surpreendente e com claro potencial olímpico. O QUE FALTA PARA A MESMA É JUSTAMENTE ESTRUTURA ADEQUADA PARA MOLDÁ-LA, sem a necessidade, por exemplo, de se deslocar até Bauru para treinar.

PRIMEIRO DIA DE COMPETIÇÃO: Show e a constatação do esforço diante dos obstáculos

No primeiro dia de competições, Julia conquistou o 1º lugar nos 200 metros, logo na sequência obteve o 2º lugar nos 100 metros com barreira, ficou em 3º lugar no arremesso de peso e ficou em 4º lugar em salto com altura, justamente a competição que mais carece de local adequado para treinamentos e onde a pontuação dela ficou bem abaixo das americanas (1,59 contra 1,83).

Confira abaixo com exclusividade imagens do Show proporcionado por Júlia nos 200 metros competindo diretamente contra as preparadíssimas concorrentes;

SEGUNDO DIA DE COMPETIÇÃO: Show e a constatação do esforço, apesar da falta de estrutura.

No segundo dia, a adrenalina ainda mais alta, e o desejo de uma predestinada pela vitória. Júlia ficou em 3º no lançamento de dardo, no entanto, faturou o primeiro lugar nos 800 metros e para fechar com chave de ouro, confirmou sua especialidade, campeã também em salto em distância. ELA VAI LONGE…. E CORRENDO…

Quando mencionamos a FALTA DE ESTRUTURA, equipamentos e outros, pode até parecer repetitivo, mas É A DURA REALIDADE DO ATLETISMO EM MARÍLIA. Para se ter ideia, o terceiro lugar no lançamento de dardo, se deve, claro, a dedicação ao extremo de nossa já musa do atletismo, mas não podemos deixar de mencionar o AMOR DO TREINADOR ESQUILO pelo esporte, a ponto DE TIRAR DO BOLSO PARA COMPRAR OS DARDOS DE TREINAMENTO DE NOSSA ATLETA, por simples descaso da administração municipal e a secretaria responsável. CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO FINAL;

É MAIS UMA VITÓRIA DA PREDESTINAÇÃO, DA SUPERAÇÃO, DA GARRA E DETERMINAÇÃO. Esses foram também os ingredientes usados por Thiago Bráz, Augusto Dutra e Daniel Martins na história recente, mas com outros grandes nomes no passado. IMPORTANTE; HÁ 2556 DIAS ESTAMOS ESPERANDO A CONSTRUÇÃO DO MELHOR CENTRO DE TREINAMENTO DO INTERIOR PAULISTA.

DIRETO DO PLANTÃO ESPORTIVO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.