No próximo domingo (12), acontece o segundo dia de provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) para mais de 4 milhões de jovens em todo o país. Na maioria das cidades de médio e grande porte, como na primeira prova, os estudantes têm um motivo a menos para se preocupar, que é com a tarifa do transporte público municipal.

Pensando nisso, as Prefeituras, com uma visão humanitária e empreendedora, garantiram a gratuidade nas viagens municipais de ônibus e o reforço na frota nos dias dos exames. Em cada município basta o estudante confirar o endereço das escolas e as linhas de ônibus que levam até os locais de realização do exame.

Em Marília, após a repercussão da primeira matéria publicada pelo JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA, apontando algumas cidades que implantaram o TARIFA ZERO PARA OS ESTUDANTES, a emdurb divulgou uma nota informando que na capital nacional dos radares e das multas, os candidatos pagariam a passagem com desconto de 50%. ENFIM, AQUI NÃO TEM JOGO.

PARA DAR CONTINUIDADE a nossa proposta de bem informar e oferecer aos estudantes uma cobertura completa do ENEM 2023, inclusive com a divulgação do gabarito no dia 24, voltamos a publicar MAIS 5 CIDADES ONDE OS ESTUDANTES NÃO PAGARÃO TRANSPORTE COLETIVO para se deslocar até os locais de prova, além de DICAS IMPORTANTÍSSIMAS PARA ESTES DIAS DE PREPARAÇÃO. Confira;

Cidade de Itapevi

Como vai funcionar a gratuidade?

Todos os ônibus das linhas municipais não farão a cobrança da passagem neste domingo (12) para os estudantes que irão prestar o Enem 2023. Basta embarcar e desembarcar pela porta da frente, das 9h às 20h, sem que haja cobrança da tarifa. É preciso apenas mostrar o RG ou documento com foto, além do comprovante de inscrição na prova.

Cidade de Piracicaba

A Prefeitura de Piracicaba (SP) informou que os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também terão gratuidade nos ônibus neste domingo, 12 de novembro, segundo dia de aplicação da prova.

Para ter direito ao benefício, será necessário a apresentação do cartão de confirmação de inscrição e documento oficial com foto (original) no momento de embarque no coletivo ou no acesso ao terminal. A gratuidade acontece das 10h30 às 13h e das 18h30 às 20h30.

Cidade de Taubaté

Seguindo o que têm anunciado inúmeras prefeituras de várias partes do país, Taubaté, no Vale do Paraíba, em São Paulo, também anuncia transporte público gratuito aos alunos inscritos nas duas provas do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.

A gratuidade no TAU – Transporte Acessível Urbano que ocorreu no dia 5, acontece também neste domingo, dia 12 de novembro. O benefício vale no período das 10h30 às 13h e das 18h30 às 20h30, e vale apenas aos inscritos na prova, que deverão apresentar cartão de confirmação da inscrição e documento original com foto no momento do embarque.

Nos dois dias das provas do ENEM, o serviço de transporte coletivo de passageiros receberá reforço em todas as linhas, para atender a demanda dos participantes da prova.

Cidade de Araçatuba

Os estudantes de Araçatuba vão ter transporte urbano gratuito para prestarem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (12).

A decisão foi anunciada pela empresa responsável pelo transporte público, que atendeu a uma consulta feita pela prefeitura. A gratuidade será concedida se o aluno apresentar o comprovante de inscrição do Enem e um documento com foto.

A iniciativa, segundo a prefeitura, visa facilitar o acesso dos candidatos aos locais das provas, contribuindo para que os participantes realizem o exame. O cartão de confirmação de inscrição pode ser impresso no site.

Cidade de Santo André

A prefeitura de Santo André, no ABC Paulista, anunciou que vai novamente conceder gratuidade nos ônibus municipais operados pelas empresas do Consórcio União Santo André e Suzantur para os estudantes que forem prestar o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) neste domingo (12).

O benefício é das 5h às 21h e será necessário mostrar o comprovante de inscrição ao motorista, além de documento oficial com foto. Segundo a prefeitura, em Santo André, a prova será aplicada em 24 locais, com abertura dos portões às 12h e fechamento às 13h. O Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) fará esquema especial de monitoramento do trânsito para preservar a fluidez nas proximidades dos locais de realização da prova.

MAIS CIDADES:

A capital paulista e algumas cidades da Grande São Paulo oferecem tarifa zero nos ônibus neste domingo (12) para facilitar a circulação de quem for fazer as provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Entre as cidades da região metropolitana que declararam ter gratuidade estão Santo André, São Bernardo do Campo, Francisco Morato, Osasco, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Embu das Artes e Suzano.

Mas atenção: as regras variam em cada uma destas cidades. Em todas elas, os passageiros devem comprovar a inscrição no Enem e a gratuidade é em horários específicos.

Na capital é diferente, o passe-livre será das 9h às 21h para todos os passageiros, sem a necessidade mostrar documentos. A catraca não deve ser girada, com o passageiro embarcando e desembarcando pela mesma porta do ônibus.

DICAS IMPORTANTES

Estudantes de todo o país farão, neste domingo (12), as provas de matemática e ciências da natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Ao todo, serão 90 questões, todas objetivas, que deverão ser resolvidas em 5 horas. Revisão e descanso podem ajudar os estudantes a estarem mais preparados e mais seguros para o segundo dia de exame.

“Revisar matérias mais frequentes nas provas é o ideal! Tentar estudar todo o conteúdo da prova em uma semana é uma péssima ideia, mas reforçar conceitos e fórmulas sobre os assuntos mais comuns, vai trazer mais tranquilidade e melhores chances de obter uma boa pontuação”.

Três coisas são muito importantes na preparação para o segundo dia de provas. A primeira delas, é focar os estudos nos conteúdos mais recorrentes dos anos anteriores, realizando, as questões de outras edições do Enem. As provas e os gabaritos de anos anteriores estão disponíveis na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A segunda é chegar na prova com uma estratégia definida, ou seja, sabendo qual prova vai resolver primeiro e quanto tempo vai dedicar a cada área do conhecimento. “Não se deve tomar esse tipo de decisão na hora, muito menos fazer a prova sem uma estratégia definida”.

Já a terceira é avaliar o que deu certo e o que deu errado no primeiro dia do Enem, principalmente em relação ao controle do tempo. No último domingo (5), os estudantes fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e redação.

“Algumas questões das áreas de matemática e de naturezas são muito trabalhosas, às vezes envolvem muito cálculo, então o aluno precisa administrar bem o tempo para conseguir fazer a prova inteira. Um estudante que perde muito tempo em uma única questão frequentemente não consegue fazer a prova inteira, por isso acaba chutando questões sem sequer ter lido. E muitas vezes são questões fáceis e rápidas, que ele teria acertado se tivesse ao menos lido”.

Uma sugestão é que os estudantes busquem iniciar a prova procurando uma questão mais fácil. “No início da prova, o nervosismo atrapalha e pode comprometer. Escolher bem por onde começar é fundamental para baixar a ansiedade e ganhar confiança. Além disso, priorize questões de rápida compreensão e interpretação, bem como conteúdos com os quais você se sente mais confortável”.

“Na primeira hora de prova, não hesite em pular as questões mais difíceis, fazendo anotações nelas para voltar depois. Finalmente, lembre-se que as questões da prova são sobre resolver um problema. As fórmulas podem ajudar, mas não são obrigatórias. Busque compreender o problema a ser resolvido, use as alternativas a seu favor e caso não lembre da fórmula, faça estimativas ou aproximações para chegar à resposta correta”.

Fui mal no primeiro dia e agora?

Mesmo quem acredita que não se saiu tão bem no primeiro dia do Enem ainda pode melhorar a nota no segundo dia. Segundo os professores é importante não desistir.

O professor de matemática da Central do Enem, do governo do Amapá, Márcio Costa, conta que durante a semana incentivou todos os alunos a fazerem a prova. No primeiro dia de exame, cerca de 28% dos inscritos faltaram ao exame. “Agora há pouco sai da sala de aula e falava para os alunos que quase 30% dos alunos não foram fazer a prova, a tendência é ter mais alunos faltando. Só o fato dele ir fazer já o coloca em vantagem. O primeiro ponto é, então, ir fazer a prova”, diz o professor.

Costa também recomenda que os alunos descansem ao menos no dia anterior ao exame: “Ter, no sábado, um momento de lazer com a família, com os amigos, dar uma volta, cuidar do psicológico”, recomenda. Isso poderá ajudar na ansiedade na hora do exame.

Ele também incentiva os participantes a não desistirem do segundo dia de prova. Segundo ela, o Enem tem notas independentes em cada área de conhecimento, portanto não ter um desempenho tão bom no primeiro dia não quer dizer que o aluno não possa se sair bem no segundo.

“São disciplinas muito diferentes. No segundo domingo de provas, os alunos costumam estar menos tensos, pois já tiveram a experiência do primeiro dia, já conhecem o local de prova, já sabem o que funcionou e o que não funcionou na sua estratégia. Então ele pode fazer esses ajustes”, acrescenta: “Um bom desempenho no segundo dia pode perfeitamente compensar um baixo número de acertos no primeiro domingo”.

Enem 2023

As notas do Enem podem ser usadas para concorrer a vagas em universidades públicas pelo Sistema Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento estudantil pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Pode ser usado também para acessar o ensino superior em universidades estrangeiras

DIRETO DO PLANTÃO DO ENEM

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.