A adesão ao isolamento social no estado subiu para 56% no feriado desta sexta-feira (1), mas ainda não atingiu o ideal para conter o avanço da doença.

Em meio à escalada da pandemia da Covid-19, a crise política no Brasil se acirra. Neste sábado, o ex-ministro da Justiça Sergio Moro presta neste momento um depoimento à Polícia Federal em Curitiba sobre as acusações feitas ao presidente Jair Bolsonaro no dia em que deixou o Governo. A oitiva, que começou por volta das 14h, foi marcada depois que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello deu prazo de cinco dias para que a PF ouvisse Moro. Segundo os dados divulgados na sexta, o Brasil tem 428 óbitos em 24 horas, chegando a 6.329 mortes notificadas por covid-19 nesta sexta-feira. Até o momento, há 91.589 casos confirmados da doença em todo o país e 38.039 curados.

As últimas notícias sobre o coronavírus pelo mundo.

Dezenas de surfistas vão desde muito cedo à praia de Las Canteras, em Palmas de Gran Canaria (Espanha), no primeiro dia em que se autoriza a prática de esporte ao ar livre, após sete semanas de confinamento rígido.

Dezenas de surfistas vão desde muito cedo à praia de Las Canteras, em Palmas de Gran Canaria (Espanha), no primeiro dia em que se autoriza a prática de esporte ao ar livre, após sete semanas de confinamento rígido.ÁNGEL MEDINA G. / EFE

Chile registra mais de 1.427 novos casos nas últimas 24 horas, o maior crescimento desde o início da pandemia

O Chile registrou neste sábado o maior aumento de novos casos de covid-19 desde o início oficial da pandemia, em 3 de março. Se o relatório de sexta indicava 985 novos pacientes, hoje existem 1.427 (1.246 com sintomas e 181 assintomáticos). No total, os infectados confirmados chegaram a 18.435 (9.572 deles se recuperaram), com 247 mortes (13 no último dia). A taxa de mortalidade da covid-19 no Chile permanece em 1,3%.

Epicentro nos EUA, NY tem ligeira alta de mortes

Após uma queda constante nos últimos dias, as mortes diárias por covid-19 voltaram a subir no Estado de Nova York, o grande epicentro da pandemia nos Estados Unidos. O governador Andrew Cuomo anunciou 299 novas mortes neste sábado, 10 a mais que no dia anterior, algo que chamou de “má notícia”, apesar de os números já estarem longe das quase 800 mortes diárias registradas na semana de abril. No total, quase 24.000 pessoas morreram no estado desde o início da pandemia, levando em consideração os óbitos prováveis ​​por coronavírus que a cidade de Nova York inclui em sua contagem. Das mortes mais recentes, 276 ocorreram em hospitais e 23 em lares de idosos. Enquanto isso, o número de novas internações —um dos indicadores que mais interessa às autoridades— continua caindo e atingiu 831 no último dia, depois de ficar entre 900 e 1.000 durante a semana. 

Espanha vai obrigar uso de máscaras no transporte e sinaliza nova prorrogação do estado de alarme

A Espanha anunciou neste sábado que o uso de máscaras será obrigatório no transporte público a partir de segunda-feira. Para isso, cerca de 14 milhões de máscaras serão distribuídas entre os principais centros de transporte, municípios e entidades como a Cruz Vermelha, afirmou o presidente de Governo, Pedro Sánchez, em uma aparição após reunião com o Comitê Científico do Coronavírus. Sánchez também anunciou que solicitará uma nova prorrogação de 15 dias do estado de alarme e a criação de um novo fundo de resgate de 16 bilhões de euros, que ele detalhará neste domingo em uma conferência com os presidentes das comunidades autônomas. A validade da quarentena atual, a terceira desde o início da crise do coronavírus, termina em 10 de maio. Sánchez também anunciou a permissão, a partir do dia 11 em algumas comunidades, de reuniões e encontros com até 10 pessoas em casas, terraços ou ao ar livre, mantendo sempre uma distância de segurança de dois metros e medidas de higiene. Pessoas vulneráveis ​​ou sintomáticas não estão incluídas.

A Espanha, que confirmou neste sábado 25.100 mortes por coronavírus, de acordo com o boletim divulgado pelo Ministério da Saúde. O relatório aponta para 276 falecimentos nas últimas 24 horas, pouco menos que no dia anterior (281). Os casos confirmados pelos testes PCR, considerados os mais confiáveis, chegam a 216.582. Isso significa que houve um incremento de 1.147 casos em 24 horas, o menor desde que começou o estado de emergência. 

Em coletiva de imprensa que ocorre neste sábado, o primeiro-ministro Pedro Sánchez (PSOE) afirma que “a partir de 4 de maio as máscaras serão obrigatórias no transporte público” e assegura que seu Governo vai distribuir milhões delas nos municípios, transportes e para grupos mais vulneráveis. Ainda que a partir desta segunda o confinamento comece a ser relaxado, Sánchez afirma que irá solicitar ao Congresso prorrogar mais uma vez o estado de emergência.

Reino Unido confirma 621 mortes por coronavírus nas últimas 24 horas

O Reino Unido registrou 621 mortes por coronavírus nas últimas 24 horas, de acordo com o último informe do Governo Boris Johnson. O país já registrou um total 28.131 mortes desde o início da crise, fazendo com que seja o segundo país europeus com mais mortos, pouco atrás apenas da Itália (onde 28.236 já perderam a vida até sexta-feira). Além disso, nas últimas 24 horas foram realizados 105.937 testes para detectar o novo vírus, com os quais foi possível detectar 4.806 novos contágios, segundo explicou em coletiva de imprensa Robert Jenrick, ministro britânico de Habitação, Comunidades e Governos Locais.

Número de mortes por Covid-19 aumenta 128% em SP em 10 dias

Número de mortes por Covid-19 aumenta 128% em SP em 10 dias

Dos mortos, 1.517 são homens e 1.069 mulheres. A mortalidade continua concentrada na faixa etária de 60 anos ou mais (73,5%), com algum fator de risco associado

O número de mortes relacionadas a Covid-19 registrado até 16h deste sábado (2) chegou a 2.586 em São Paulo, segundo dados divulgados pelo governo.Isso representa um aumento de 128% nos últimos dez dias. Em 22 de abril, o estado tinha 1.134 óbitos confirmados. No período, a quantidade de infectados subiu 95% –passou de 15.914 para 31.174

Dos mortos, 1.517 são homens e 1.069 mulheres. A mortalidade continua concentrada na faixa etária de 60 anos ou mais (73,5%), com algum fator de risco associado. Os principais são as cardiopatias (60,1%), o diabetes (43,6%) e a doença renal (11,7%).

A doença se espalhou por 332 cidades paulistas e em 150 municípios há mortes. “A pandemia no interior está atrasada em duas semanas, em relação à região metropolitana de SP e isto se deve às medidas de confinamento e afastamento social adotadas no estado”, diz David Uip, coordenador do Centro de Contingência do coronavírus no estado.

Com a expansão da Covid-19 pelo território, o interior, litoral e Grande São Paulo passam a concentrar 35,7% das mortes (925), um aumento superior a quatro pontos percentuais em dez dias, quando havia 569 (31,3%).

Em relação aos casos, a alta nessas regiões foi de quase cinco pontos percentuais –37,4% do total (11.680), contra 32,8% (6.457) no mesmo intervalo de tempo.

A taxa de ocupação de leitos de UTI destinados ao atendimento de pacientes com Covid-19 está em 66,2% no estado e 87,5% na Grande São Paulo.

Atualmente, há 3.387 pacientes com Covid-19 internados em UTIs e 5.327 em enfermarias.Nesta semana, em videoconferência com o ministro da Saúde, Nelson Teich, o governador João Doria pediu o credenciamento de 2.783 letos de UTI específicos para Covid-19. Até o momento, 734 foram habilitados.

Na sexta (1º), entrou em funcionamento o terceiro hospital de campanha da capital, no Ibirapuera (zona sul), com 268 leitos, sendo 240 de baixa complexidade e 28 de estabilização. As três unidades de campanha juntas (Ibirapuera, Anhembi e Pacaembu) somam 2.268 leitos.Em maio, a prefeitura de São Paulo abrirá, na região do Capão Redondo (zona sul), o hospital Bom Caminho, que contará com 120 leitos de UTI.

O secretário estadual da Saúde, José Henrique Germann, e demais autoridades médicas do Centro de Contingência de Coronavírus afirmam que o isolamento social é a medida ideal para evitar o aumento de casos e mortes, e o colapso da rede pública de saúde.Durante a semana, a taxa se manteve entre 47% e 48%. Nesta sexta, o índice foi de 56% de adesão. O ideal é que chegue a 70% –aceitável entre 505 e 60%.

Últimas notícias sobre o coronavírus nas regiões de Bauru e Marília

Teste rápido para Covid-19 detecta a presença de anticorpos

Assis fará de testes rápidos para diagnóstico da Covid-19

A Prefeitura de Assis (SP) anunciou neste sábado (2) que realizará testes rápidos para o diagnóstico de pacientes atingidos pela Covid-19. Os testes, que detectam a presença de anticorpos contra o vírus Sars-Cov-2.

Segundo o protocolo do Ministério da Saúde, o teste rápido será disponibilizado em situações específicas de síndrome gripal, indicado exclusivamente para pessoas sintomáticas, profissionais de saúde em atividade em serviços hospitalares, urgência e emergência, UTI e atenção primária à saúde.

Além dos profissionais da área da saúde, a testagem também será destinada a servidores do setor de vigilância em saúde, funcionários do serviço funerário e dos serviços de sepultamento, além dos profissionais de segurança pública, como policiais, bombeiros e guardas civis.

Lençóis Paulista registra sétimo caso confirmado de Covid-19

Lençóis Paulista (SP) anunciou neste sábado (2) a confirmação do sétimo caso de paciente atingido pela Covid-19. A cidade já possui uma morte confirmada pela doença e, segundo a prefeitura, há ainda quatro casos suspeitos, à espera de confirmação por exames.

Secretário de Quatá morre por complicações da Covid-19

Quatá registra a segunda morte causada pela Covid-19, José Carlos Salata, secretário de Administração e Finanças

A Prefeitura de Quatá (SP) confirmou neste sábado (2) o registro da segunda morte causada pela Covid-19 na cidade, que tem pouco mais de 14 mil habitantes. A doença foi confirmada como a causa da morte do secretário de Administração e Finanças da cidade, José Carlos Salata, de 75 anos. Ele foi enterrado no cemitério da cidade na manhã deste sábado.

O anúncio aconteceu apenas um dia após a prefeitura contabilizar o primeiro caso fatal de Covid-19 na cidade. Na sexta-feira (1º), Quatá confirmou a morte de um homem de 69 anos.

Botucatu: a prefeitura informou um novo caso confirmado na cidade e, com isso, Botucatu agora contabiliza 72 casos, com 4 mortes.

Jaú: município passou a contabilizar 31 casos de Covid-19.

Santa Cruz do Rio Pardo: soma 25 casos positivos de Covid-19. Apenas mais um caso positivo foi registrado pela prefeitura nesta sexta-feira. Desses, dez pacientes estão internados na Santa Casa.

Bocaina: a cidade também ganhou mais um caso confirmado, passando para 5 registos de pessoas com a Covid-19.

Garça: também teve mais um caso positivo registrado. Com o novo registro, a cidade contabiliza agora 7 casos.

Centro-oeste paulista tem 459 casos, sendo 32 mortes

As prefeituras divulgam diariamente o balanço. Confira:

CASOS CONFIRMADOS – 459

  • Bauru – 117 (7 óbitos)
  • Botucatu – 72 (4 óbitos)
  • Jaú – 31
  • Lins – 26 (4 óbitos)
  • Santa Cruz do Rio Pardo – 25
  • Ourinhos – 23 (3 óbitos)
  • Agudos – 19 (1 óbito)
  • Marília – 19 (1 óbito)
  • Assis – 16 (2 óbitos)
  • São Manuel – 11 (1 óbito)
  • Barra Bonita – 9
  • Garça – 7 (1 óbito)
  • Lençóis Paulista – 7 (1 óbito)
  • Torrinha – 7
  • Piratininga – 6
  • Quatá – 6 (2 óbitos)
  • Bocaina – 5
  • Mineiros do Tietê – 5 (1 óbito)
  • Areiópolis – 4
  • Promissão – 4
  • Tupã – 4 (1 óbito)
  • Macatuba – 3
  • Pratânia – 3
  • Anhembi – 2
  • Bariri – 2
  • Borborema – 2
  • Borebi – 2
  • Guaimbê – 2
  • Ibitinga – 2
  • Paulistânia – 2
  • Pederneiras – 2 (1 óbito)
  • Álvaro de Carvalho – 1
  • Arealva – 1
  • Avaí – 1
  • Cândido Mota – 1
  • Dois Córregos – 1
  • Duartina – 1
  • Ibirarema – 1
  • Igaraçu do Tietê – 1
  • Itatinga – 1 (1 óbito)
  • Pedrinhas Paulista – 1 (1 óbito)
  • Pirajuí – 1
  • Palmital – 1
  • Quintana – 1
  • Salto Grande – 1

Bauru não tem mais mortes suspeitas, mas número de casos diários preocupa

Bauru não tem mais qualquer morte por Covid-19 em investigação. O boletim epidemiológico mais recente, divulgado no final da tarde desta sexta (1), trouxe este dado, mas também a confirmação de outros nove casos da doença – chegando a 117 -, o que preocupa as autoridades. Ao todo, o município contabiliza sete óbitos confirmados.

Das 641 notificações por coronavírus, 500 foram negativadas para a Covid-19. Ainda restam 24 pessoas aguardando o resultado dos exames, 24 a menos do que no informe anterior. Já o número de pacientes recuperados segue o mesmo: 59.

Em relação às 117 ocorrências positivas da doença, 56% delas envolvem pacientes de 30 a 49 anos.

Das sete mortes confirmadas, quatro dizem respeito a pacientes de 70 a 79 anos.

Apesar de não haver óbito em investigação, o prefeito Clodoaldo Gazzetta se mostra preocupado diante da evolução da doença em Bauru. “Nós passamos a registrar, em média, dez casos positivos por dia. Nossa curva está igual ao que aconteceu no Ceará. Portanto, é fundamental que melhoremos o nosso índice de isolamento social”, recomenda.

Além disso, o chefe do Executivo municipal reforça que a cidade, no momento, só testa os pacientes internados e os servidores da saúde. “Logo, há uma subnotificação das ocorrências, mais um motivo para respeitarmos a quarentena”, acrescenta.

Marília divulga novo boletim com cenário estabilizado.

A assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Marília, através da Vigilância Epidemiológica, divulgou no final da tarde deste sábado mais um boletim dos casos suspeitos de Coronavírus na cidade. Vamos aos números;

35 casos suspeitos (aguardando resultados)
6 internados
165 descartados
19 casos confirmados
2 óbitos em investigação
1 óbito confirmado
14 casos curados

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.