A população de Pompeia foi surpreendida no dia de ontem, sexta-feira (26) quando da publicação das exonerações de Adalberto de Oliveira Bento (secretário municipal de saúde) e Ruan Sales de Paula Pinheiro (secretário de comunicação social) com relevantes serviços prestados à frente de suas respectivas pastas.

Tal surpresa e indignação se deve ao fato da competência ilibada de ambos no desempenho de suas funções. Para quem não se recorda, antes de assumir a secretaria da saúde, considerada a “menina dos olhos” da administração Tina Escorce, Adalberto Bento foi secretário da administração e abraçou a nova pasta em pleno início da pandemia, conduzindo o enfrentamento da covid-19 com extrema maestria.

Já Ruan Salles, é considerado um dos melhores profissionais de sua área de atuação em toda a região, sendo cobiçado inclusive por outras prefeituras do estado de São Paulo. Sua dinâmica de trabalho deu um novo ritmo para o marketing de imagem da cidade e para a administração municipal se tornando destaque em todo o interior paulista.

Ruan Sales de Paula Pinheiro foi exonerado do seu cargo, segundo portaria nº 5.376 de 2023 e Adalberto de Oliveira Bento pela portaria nº 5.375 sendo ambas assinadas pela própria prefeita Tina Escorce. Ao contrário do que foi divulgado por outro veículo de imprensa, OS DOIS NÃO FORAM DEMITIDOS, E SIM SOLICITARAM O DESLIGAMENTO EM caráter irrevogável.

ELEIÇÕES 2024: A disputa pela sucessão de Tina Escorce só está começando.

Conforme já comentamos recentemente em outra matéria a parábola da pedra é a mais apropriada para o cenário político. “COM CERTEZA VOCÊ NUNCA VIU NINGUÉM ATIRAR UMA PEDRA EM UM PÉ DE EUCALIPTO, mas é rotineiro ver alguém atirando pedra em uma árvore frutífera”. Assim funciona desde os primórdios, os bastidores dos podres porões da política, que na maioria das vezes não está pensando no povo e sim em seus próprios interesses. 

RELEMBRANDO O ROLO COMPRESSOR. Na sessão camarária realizada recentemente, o presidente do legislativo, vereador Jorge Chicarelli, em tom nada amigável questionou valores gastos em compras do Departamento de Higiene e Saúde (DHS) e citou um possível “maior escândalo da história”.

Na sessão seguinte, uma nova empreitada sem o cessar-fogo, o mesmo disparou também contra Ruan Salles, questionando sobre a produção de um vídeo para uma campanha promocional. O mesmo declarou; “figura sórdida que caminha nos bastidores da política de Pompéia”, o senhor Ruan Salles de Paula Pinheiro. “Esse vídeo estava na página do Facebook de Pompéia, o que nos leva a essa figura (…). o mesmo foi apagado logo depois que protocolamos o requerimento….. aguarde população, em breve teremos notícias sobre esse sujeito”, concluiu o nobre edil.

VALE TUDO PELO PODER. Como todos sabem Álvaro Januário, conhecido como “Vinho”, ex marido da atual prefeita, nutre a vontade insaciável de voltar a prefeitura de Pompeia e faz questão de relatar o desejo por onde passa. Ocorre que, o mesmo estaria com algumas pendências que podem impossibilitar a sua candidatura. Para tanto, como bom jogador político que é, teria articulado um plano “B”.

Jorge Chicarelli foi eleito como presidente da câmara, graças a prefeita Tina Escorce e seu empenho junto a base de vereadores. Acontece que, no meio do caminho eis que surge o ex prefeito e que “segundo rumores” teria feito a proposta para que o vereador saísse como seu vice na campanha a prefeitura de Pompeia em 2024. Traição?

Para quem sabe fazer a leitura política no tabuleiro, a jogada é muito simples. Caso Álvaro Januário, o Vinho, seja impedido pela justiça eleitoral, Jorge Chicarelli poderia ser o candidato ao cargo máximo do executivo com o apoio e coordenação de campanha do ex-prefeito,  visto que a escolha da chefe do poder executivo para sua sucessão dava até o momento, uma clara tendência para Adalberto Bento.

No jogo politico a estratégia que mais favorece uma oposição é justamente a desconstrução de uma imagem, ou seja; bater até na sombra de quem está bem nas pesquisas para tentar mudar a cabeça do eleitor. Isto ocorre em qualquer cidade, onde compete ao eleitor (a) o discernimento mediante a busca pela verdade dos fatos.

TRISTE: Prefeita Tina Escorce aceita pedido de demissão, mas lamenta a perda de dois excelentes profissionais. “Quem perde é a cidade”.

Ainda no início da noite de ontem, sexta-feira (26) nossa reportagem não mediu esforços para tentar esclarecer os fatos e manteve com exclusividade as primeiras palavras da prefeita Tina Escorce sobre o caso. Confira;

JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA: Prefeita Tina Escorce como foi para a senhora demitir dois de seus principais assessores na administração?

PREFEITA TINA ESCORCE: Em primeiro lugar eu não os demiti e que isto fique bem claro. Jamais eu iria dispensar dois excelentes profissionais, comprometidos com a gestão eficiente e pessoas íntegras da minha inteira confiança. Eles por iniciativa própria solicitaram a exoneração alegando que seria o melhor para a administração no momento, até mesmo para apaziguar a situação e deixar o caminho livre para toda e qualquer investigação que fosse necessário. Nossa marca sempre foi a transparência, a eficiência, bons resultados e o clima de paz. Eu estou triste, claro, mas não tive como reverter a decisão deles, justamente pensando na imagem da administração. Minha única alternativa foi respeitar decisão.

JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA: A prefeita acompanhou de perto as informações solicitadas pela presidência da câmara junto a DHS e a secretaria de comunicação?

PREFEITA TINA ESCORCE: Sim. Posso afirmar que todas as solicitações mencionadas nos requerimentos foram respondidas com farto material e documentos que acumularam mais de uma dezena de páginas para a análise não só do presidente do legislativo, mas de todos os vereadores. Não há nada para esconder em um departamento que teve suas contas aprovadas pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo). Não podemos trabalhar com suposições, mas com verdades e elas foram todas apresentadas.

JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA: A prefeita menciona por diversas vezes a capacidade dos dois ex-secretários e enfatiza a importância deles dentro da máquina administrativa. Podemos concluir que foi um grande golpe contra a sua gestão e até para o futuro da cidade?

PREFEITA TINA ESCORCE: Olha, e sou suspeita de falar, pois os dois estiveram comigo desde o início. Nós trabalhos para o povo e pelo povo, para cidade e pela cidade. O principal juiz desta questão, que poderá opinar a respeito é justamente a população. É aquela pessoa que depende de uma unidade de saúde, aquele jovem que participou dos inúmeros eventos, aquela família que foi bem assistida e assim por diante. Eu separo em dois pontos;

  • SOBRE ADALBERTO BENTO: O que aconteceu na secretaria da saúde durante a gestão do secretário Adalberto Bento? Como foi o desempenho dele na adoção de medidas preventivas e de enfrentamento durante a pandemia? Quantas unidades de saúde foram inauguradas e como mudou a dinâmica de atendimento?
  • SOBRE RUAN SALLES: Qual foi o profissional que conseguiu o maior número de engajamentos em nossas redes sociais? Quem foi o responsável por conseguir uma interação tão intensa da população com as atividades da administração? Como a cidade de Pompeia conseguiu ser comentada em todo estado de São Paulo e até rompendo as divisas do estado se tornando referência em diversas áreas? Como está a imagem da prefeitura e da cidade hoje em um comparativo com os anos anteriores a nossa administração?

Então o que posso dizer é que: embora digam que ninguém é insubstituível, temos que reconhecer que tanto o Adalberto Bento como o Ruan Salles, são profissionais acima da média. Existem pessoas que nascem para desenvolver um trabalho com excelência e para este fim, sempre dão o melhor de si. Existem pessoas que desenvolvem o talento para fazer política.

Que foi um grande golpe contra a máquina, é claro que sim. Ambos farão muito falta. O Adalberto todo mundo conhece, ele não faz política, simplesmente trabalha, é um gestor. Nem precisava estar aqui, o negócio dele e prestar assessoria administrativa para empresas, mas o amor dele pela cidade é algo que o fez aceitar meu convite e realizar o trabalho que ele fez. O Ruan é um profissional extremamente capacitado e muito difícil de se encontrar no mercado, pela visão empreendedora, como analista político e como um ser humano fantástico com uma visão política de mundo diferenciada. Ambos têm em comum visualizar a política como um instrumento para ajudar pessoas e não o contrário. Reitero, foi um golpe para a administração, mas a minha preocupação é com o povo. QUEM PERDEU COM ISSO FOI A CIDADE.

JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA: A prefeita já tem os nomes para substituir Adalberto Bento e Ruan Salles?

PREFEITA TINA ESCORCE: Claro que não. Eu fui pega de surpresa e somente na próxima semana deveremos cuidar do caso e analisar o que poderemos fazer. Reitero que são dois excelentes profissionais escolhidos pelo critério técnico e com este perfil sei que será difícil encontrar no mercado. Não tenho essa resposta agora.

JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA: A Senhora teria algo a acrescentar?

PREFEITA TINA ESCORCE: Eu espero que com essa decisão dos dois, o clima venha se apaziguar pelo bem da cidade. Até aqui foram 6 anos e meio de muitas conquistas e até o meu último dia do meu mandato, vamos manter o ritmo procurando oferecer sempre o melhor para os pompeianos. Se objetivo era a saída dos dois, conseguiram, os efeitos saberemos lá na frente. No meu entendimento prefeitura e câmara devem caminhar juntos em prol da população e da cidade, quando se divide, todos perdem. Só quero aproveitar a oportunidade para a agradecer todo o empenho, comprometimento e dedicação do Adalberto e do Ruan em prol da cidade. Eles não defenderam partidos, ideologias ou preferências políticas, apenas lutaram pelos interesses da população. Que Deus abençoe a jornada deles.

RELEMBRANDO- PARTE 1: Mais eficiência e menos politicalha. Administração de Tina Escorce será marcada pela eficiência administrativa e resultados

NINGUÉM COMENTOU. Isabel Cristina Escorce está em seu último mandato a frente da prefeitura da cidade de Pompeia. Ela foi eleita em seu primeiro exercício com 7.605 (59,34%) dos votos. O detalhe e que não foi divulgado por ordem dela é que; A MESMA COMO APOSENTADA DA CÂMARA MUNICIPAL, ABRIU MÃO DO SEU SALÁRIO DE PREFEITA para governar a cidade em janeiro de 2017. Segundo ela na ocasião, o dinheiro poderia ser utilizado em ações sociais. O fato ficou oculto e somente agora revelamos com exclusividade para você. Segundo fontes, ele preferiu não dar publicidade para fato para não soar a demagogia.

Em 2020, ainda no PTB, a gestora foi reeleita com 7.002 (56,37%) dos votos, comprovando seu carisma junto a população. Lembrando que Pompeia teve 20,65% de abstenção. Relembre alguns fatos importantes logo no início de sua gestão;

É importante recordar que ao assumir seu primeiro mandato em janeiro de 2017, Tina Escorce foi surpreendida com uma apuração atualizada da secretaria de Finanças de uma herança maldita apontando um total de dívida de curto prazo deixada pela gestão passando de R$ 7,5 milhões de reais. Desse montante, cerca de R$ 1,6 milhão eram justamente débitos do Departamento de Higiene e Saúde e mais R$ 99.737,43 do SAAE.

Em fevereiro daquele primeiro ano, a gestão da Prefeita Tina Escorce foi surpreendida por uma dívida de cerca de R$ 412 mil para a qual não havia sequer empenhos nas contas da Prefeitura, ou seja, não havia previsão de pagamento e separação de recurso específico do orçamento para isso. A dívida com a empresa fornecedora dos tickets alimentação de servidores públicos poderia ter prejudicado os funcionários se a atual administração não tivesse se empenhado em corrigir as falhas rapidamente.

Na oportunidade, “o secretário de Administração era justamente Adalberto de Oliveira Bento” que com muita habilidade e perspicácia contábil e administrativa conseguiu sanar a situação, o que foi fundamental para que o município voltasse a ser contemplado com recursos estaduais e federais e conquistasse novamente o privilégio de ter portas abertas para a assinatura de novos convênios em todas as esferas como tem ocorrido até os últimos dias e que possibilitou a conquista de diversos benefícios para a cidade.

O diferencial está nos números do FIRJAN. No final de 2016, a cidade havia caído 31 posições no ranking estadual, chegando a 482ª colocação de 645 municípios avaliados. Já no ranking nacional chegou a despencar 413 posições chegando a 3713ª colocação. Com isso, a cidade foi enquadrada no grupo das 25% piores do Estado e as 33% piores do país. E AGORA????

Outra informação importante para fechar o assunto, diz respeito ao futuro dos ex-secretários. Nossa reportagem conseguiu apurar que Ruan Salles de Paula Pinheiro é servidor concursado como fiscal da prefeitura. A questão é que se ele retornará ao seu cargo ou também irá pedir exoneração. A decisão deverá sair nos próximos dias. Já Adalberto Bento, deverá retornar as suas funções de assessoria para grandes empresas pelo Brasil afora. Nossa reportagem tentou manter contato com as duas partes, mas não obtivemos sucesso. O espaço está aberto para manifestações.

O JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA, não tem como conduta construir narrativas em favor deste ou daquele político, porém, nos compete em respeito ao leitor, produzir um jornalismo de qualidade com a apresentação de fatos irrefutáveis, que precisam ser relembrados, antes de qualquer julgamento precoce baseado em discursos políticos. NÃO BASTA INFORMAR, É PRECISO ESCLARECER.

Nosso trabalho é pautado por uma linha editorial independente compromissada com a verdade. Com a larga experiência no campo político, esperamos que os políticos da belíssima cidade de Pompeia, priorizem o bem-estar da população, saindo do campo das vaidades e da luta pelo poder para o embate de ideias e projetos. BIBLICAMENTE FALANDO, “Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá” .

Caso tomem outro caminho objetivando desconstruir a imagem de tudo o que a cidade conquistou até agora, poderão cometer um erro fatal com influência direta no processo eleitoral de 2024. Pompeia tem pressa com destino a construção de um grande projeto para o centenário da cidade. A politicalha não pode estar acima dos interesses da população, caso contrário perde o povo, perde o município. NÃO PERCAM A SEGUNDA PARTE DO “RELEMBRANDO”, elencando algumas conquistas da cidade que mudaram o dia a dia do pompeiano na totalidade. QUE A PAZ VOLTE A REINAR.

DIRETO DA REDAÇÃO COM IMAGENS DE REDES SOCIAIS

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.