A manifestação aconteceu na porta do escritório do primeiro-ministro Rishi Sunak

Dezenas de brasileiros estiveram em Londres, nesta sexta-feira (5), na porta do escritório do primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, para protestar contra o presidente Lula (PT), que cumpre agenda na Inglaterra.

Os manifestantes gritavam palavras de ordem e mostravam cartazes contra o petista. O maior deles trazia em inglês a frase “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”.

A movimentação dos brasileiros não impediu a reunião de acontecer. Por volta das 16h no horário local (12h, no horário de Brasília) Lula e Sunak puderam conversar.

Pelas redes sociais, o presidente brasileirou falou sobre a reunião e não comentou sobre o protesto.

– Em Londres, me encontrei com o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak. Tivemos uma boa conversa sobre nossas relações comerciais, proteção do meio ambiente e a paz no mundo – disse o petista no Twitter.

QUEM PAGA A CONTA? : Diária da suíte do hotel de Lula e Janja em Londres

Lula Londres

O presidente Lula e a primeira-dama Janja da Silva, que chegaram na manhã desta sexta-feira, 5, a Londres, estão hospedados na suíte real do hotel JW Marriot, no bairro de Mayfair, em uma área nobre da capital inglesa. O preço da diária é de £ 15 mil, o que corresponde a R$ 95 mil.

Um andar inteiro do hotel foi reservado para a comitiva brasileira, por questões de segurança. De acordo com informações da Band, o governo brasileiro vai arcar com os custos. O valor total estimado das despesas de Lula e da comitiva oficial ainda não foi divulgado pelo Itamaraty.

Também estão no mesmo hotel a primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, e o casal real da Holanda, Willem-Alexander e Maxima.

Lula vai acompanhar a coroação do rei Charles III

lula
Lula desembarcou em Londres nesta sexta-feira | Foto: Ricardo Stuckert/PR

Lula vai acompanhar a coroação do rei Charles III, no sábado 6. Nesta sexta-feira, ele tem um encontro marcado com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak. A reunião deve durar cerca de 45 minutos e não está prevista a assinatura de acordos bilaterais.

Em seguida, Lula comparecerá a uma reunião restrita oferecida pela Família Real a dez líderes mundiais. O Reino Unido é o oitavo país visitado por Lula em 127 dias de governo. A quantidade de viagens realizadas pelo petista é um recorde.

A viagem do petista a Londres vai marcar a oitava viagem ao exterior em pouco mais de 120 dias de governo. Desde que tomou posse, o presidente realizou viagens pela América, pela Ásia e pela Europa.

A quantidade de viagens de Lula no início do mandato é um recorde. No mesmo período de seu mandato, o ex-presidente Jair Bolsonaro realizou quatro viagens ao exterior, tendo como destino Suíça, Estados Unidos, Chile e Israel. Assim como Bolsonaro, os ex-presidentes Michel Temer e Dilma Rousseff também realizaram quatro viagens ao exterior no mesmo período.

Lula mal chegou em Londres e já tem nova partida em breve. O presidente brasileiro confirmou, na tarde desta sexta-feira (5), sua participação no segmento de engajamento externo da Cúpula do G7, que será realizada de 20 a 21 de maio, em Hiroshima, no Japão.

No encontro, o chefe do Executivo deve discutir a guerra na Ucrânia. O petista tem disso que as presenças de Índia, Indonésia e Vietnã são importantes para negociar um diálogo com a Rússia.

No primeiro mandato, Lula realizou cinco viagens diplomáticas. No segundo mandato, o petista visitou oito países, assim como fará agora. O petista tem sido criticado pela quantidade de viagens que tem realizado no início do terceiro mandato, em meio à crise no país.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.