Campanha mundial tem como objetivo incentivar a adoção de um estilo de vida saudável por meio da prática de atividades físicas

Pode até parecer uma perseguição pessoal ou um posicionamento político oposicionista, mas não é. O JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA apesar das retaliações comerciais, ameaças e perseguições, continua firme na condução de um jornalismo imparcial e independente, que tem como compromisso, falar a verdade. Elogiar quando for necessário, mas também cobrar de uma forma construtiva quando houver pendências. SE A GENTE NÃO PUBLICAR, QUEM IRÁ PUBLICAR?

MAIS UMA VEZ, ESTÁ PASSANDO EM BRANCO E NINGUÉM COMENTA NADA. Hoje, se comemora em todo o mundo O Dia do Desafio, que tradicionalmente acontece, anualmente, na última quarta-feira de maio. É realizado no Brasil e em outros países americanos, com o intuito de promover o incentivo ao esporte, reforçando as melhorias do bem-estar físico e mental.

A proposta do evento é incentivar a população a realizar atividades físicas e momentos de vivência ao ar livre. Marília já manteve uma participação destacável neste evento conseguindo vitórias expressivas contra outras cidades, mas mais uma vez a data está passando em branco sem qualquer menção por parte da secretaria municipal de esportes e principalmente do GIGANTE DA ADMINISTRAÇÃO.

Cidades como Bauru, Araraquara, Paraguaçu Paulista, Presidente Prudente, Araras, São Carlos, São José do Rio Preto e tantas outras fazem a diferença neste dia de alerta contra o sedentarismo, porém Marília novamente amarga esta marca negativa de inatividade, aliás rotineira em uma cidade que aos poucos sepulta todos os locais de práticas esportivas, contribuindo para uma população cada vez mais adoentada. A QUEM INTERESSA ESSA SITUAÇÃO?

Até 2019, cada cidade que aderia ao evento competia com outra para saber qual conseguia mobilizar mais pessoas, em confrontos definidos por sorteio entre municípios de população semelhante. Com a pandemia e a necessidade do isolamento social, o modelo foi adaptado nos três últimos anos e a competição se tornou livre, sendo realizado pelas plataformas digitais.

No ano passado, o evento retomou o modelo presencial, porém ainda sem a competição entre municípios. Para 2023, o Dia do Desafio tem outra mudança. A programação deste ano propõe incentivar as pessoas a criarem desafios alcançáveis para seu dia a dia e trabalha conceitos inovadores com o urbanismo tático, uma metodologia global de estímulo à ocupação de espaços urbanos voltados para as pessoas.

Em Araraquara, por exemplo, basta fazer um vídeo de um minuto e postar nas redes sociais com a hashtag #DiaDoDesafioAraraquara ou registrando suas atividades físicas pelo site www.diadodesafio.org.br. Outras hashtags que podem ser usadas são #diadodesafio #esportesescsp #sescsp #muitomaisqueumdia e #Araraquara. Outras cidades montaram modelos quase semelhantes, mas com o mesmo objetivo, marcar presença e mobilizar a população para a atividade física. Saudades de secretários como Carlos Coércio (Guru), Paulo Ramiro e outros que em datas como esta colocavam até os servidores para participar…

 História do dia do desafio

A ideia do Dia do Desafio surgiu em 1983, em Saskatoon, no Canadá, quando o prefeito da cidade sugeriu aos habitantes que fossem caminhar como estratégia para enfrentar o inverno rigoroso. Desta ação surgiu a essência do Dia do Desafio que acontece todos os anos sempre na última quarta-feira do mês de maio.

O Dia do Desafio é mundialmente consolidado como um dos maiores movimentos sociais no combate ao sedentarismo, sendo reconhecido no Brasil pela lei nacional nº 13.645, de 4 de abril de 2018.

A coordenação mundial do Dia do Desafio é da TAFISA (The Association For International Sport for All) e, no Continente Americano, do Sesc SP com apoio institucional da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO. Nos estados brasileiros, o Sesc é responsável pela maior parte da programação, mas empresas e instituições também costumam mobilizar seus colaboradores e comunidades.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.