O Hospital Beneficente Unimar (HBU) implementou um sistema inovador visando proporcionar maior segurança aos seus pacientes. Trata-se do dispensário eletrônico de medicamentos, que está sendo adotado com sucesso pela instituição. Essa nova tecnologia garante uma assistência aprimorada, assegurando a administração correta e no momento adequado dos medicamentos aos pacientes em atendimento.

Márcia Mesquita Serva Reis, superintendente da Associação Beneficente
Hospital Universitário (ABHU), enfatizou que o HBU lançou um
importante projeto em parceria com a SisnacMed, adquirindo o dispensário eletrônico de medicação, materiais e insumos. “Esse sistema está sendo implementado nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), o que permite que a equipe de enfermagem tenha acesso à medicação correta dentro do próprio ambiente de trabalho, eliminando a necessidade de deslocamento até a farmácia central”, ressaltou.

Segundo ela, o dispensário eletrônico só libera as doses prescritas pelo
médico, garantindo a segurança na administração. “Essa conquista
representa mais um passo na busca por tecnologias que agregam qualidade e segurança à assistência prestada aos pacientes”,
explicou.

Tânia Yoshiaki Kushikawa Shirayshi, farmacêutica, responsável técnica e
gerente de suprimentos do HBU, apontou que essa tecnologia em saúde já é
utilizada por renomados centros médicos, como o Hospital Albert Einstein
e o Hospital Sírio-Libanês. “Portanto, o HBU segue a mesma trajetória ao implementar o dispensário eletrônico em suas UTIs”, destacou.

O objetivo principal é garantir a segurança no processo de administração de
medicamentos, evitando eventos adversos. Isso está alinhado com a terceira meta internacional de segurança do usuário, que busca melhorar a
segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos. “Além
disso, o sistema contribui para um controle de estoque mais eficiente e
otimiza o fluxo de trabalho, resultando em um melhor atendimento ao leito dos usuários”
, disse.

Anderson Guilhen, diretor comercial da SisnacMed, destacou que a
empresa é especializada em automação hospitalar e oferece dispensários eletrônicos que funcionam como estoques avançados para diferentes setores hospitalares. A principal diferença que um hospital pode perceber ao adotar um sistema de dispensação eletrônica é a disponibilidade imediata do estoque e do medicamento mais próximo ao paciente. “A farmácia também se beneficia com um melhor controle na dispensação e administração, reduzindo a compra excessiva de medicamentos. Além disso, o sistema permite um acompanhamento em tempo real do prazo de validade e do consumo dos medicamentos”, explicou.

DIRETO DA REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.