O Ministério da Saúde atualizou, na noite desta sexta-feira (8), os dados sobre a pandemia do novo coronavírus no país. Até o momento, são 9.897 óbitos registrados e 145.328 casos confirmados

O número de casos positivos deu um salto em 24 horas, com 10.222 novasconfirmações. Os óbitos também aumentaram, com 751 registros no mesmo período. Fortaleza é a terceira capital do país a entrar em lockdown, nesta sexta. A medida já vale em São Luís e Belém, além de outras 12 cidades do Pará e do Maranhão. 

Ministério da Saúde diz ter habilitado um total de 3.352 leitos de UTI desde o início da crise, mas não diz o tamanho da demanda ainda existente dos Estados

3.352 leitos de UTI foram habilitados até o momento no Brasil, informa o Ministério da Saúde. Todos voltados exclusivamente para o atendimento de pacientes com coronavírus. Entre eles, Amazonas recebeu 194 leitos, Rio de Janeiro recebeu 82 e São Paulo recebeu um total de 978 até agora. Os dados incluem todos os leitos habilitados desde o início da crise do coronavírus. A pasta diz que ainda tem uma demanda dos Estados para atender, mas não precisa o tamanho dela. Informa apenas que , à medida essa demanda vem chegando, o Ministério analisa para habilitação.

Reprodução

Ministério da Saúde deve distribuir 4,3 milhões de máscaras nos próximos dias

O Centro de Distribuição Logística do Ministério da Saúde começa a distribuir nos próximos dias os 4,3 milhões de máscaras cirúrgicas usadas na proteção de profissionais de saúde que fazem o atendimento a pacientes com a covid-19 na rede pública de saúde. É o primeiro lote de um total de 240 milhões de máscaras compradas pelo ministério no último mês, e que chegou ao Brasil na noite dessa quarta-feira (6).

A encomenda totaliza 960 toneladas e será transportada da China até o Brasil com apoio do Ministério da Infraestrutura através de 42 voos. São 200 milhões de máscaras cirúrgicas e 40 milhões de máscaras N95. A expectativa da pasta é que essas máscaras ajudem a suprir a necessidade da rede pública (SUS) por 60 dias.

A falta de equipamentos de proteção individual lidera as queixas dos profissionais de saúde que estão na linha de frente do enfrentamento ao coronavírus. Até esta sexta-feira, a Associação Médica Brasileira contabilizava 3.476 denúncias por falta de materiais de proteção, a maioria (85%) das queixas em referência às máscaras, essenciais para evitar a contaminação pela covid-19.

As últimas notícias sobre o coronavírus pelo mundo

Um homem usando uma máscara de proteção caminha por uma rua em Buenos Aires, na Argentina, nesta sexta-feira.

Um homem usando uma máscara de proteção caminha por uma rua em Buenos Aires, na Argentina, nesta sexta-feira.

Crise do coronavírus causa maior perda de empregos nos EUA desde a Grande Depressão

Os Estados Unidos registraram uma taxa de desemprego de 14,7% em abril, a maior desde a Grande Depressão (a crise econômica de 1929), devido à pandemia de coronavírus, da qual o país se tornou um epicentro. É o pior índice de desempregados desde que os registros começaram em 1948. Apenas dois meses antes, em fevereiro, o desemprego havia atingido o menor nível da história, de 3,5%, informa o correspondente em Washington Pablo Guimón. Cerca de 20,5 milhões de pessoas perderam o emprego em abril nos EUA, segundo dados do Departamento de Emprego divulgados nesta sexta-feira. A pandemia apagou em um único mês todos os empregos criados após a grande recessão de 2008 e 2009. Durante essa crise, os Estados Unidos perderam 8,7 milhões de empregos, a taxa de desemprego atingindo um pico de 10% em outubro 2009. Foi a pior recessão desde a Segunda Guerra Mundial. Agora a perda é dupla e apenas em um mês.

Facebook e Google estendem o teletrabalho até o final do ano

Os dois gigantes da tecnologia Facebook e o Google anunciaram que permitirão a seus funcionários escolher se continuam trabalhando em casa até, pelo menos, o final do ano. Inicialmente, o Google anunciou que manteria sua política de teletrabalho até 1º de junho. O CEO da empresa, Sundar Pichai, explicou que os funcionários que precisam voltar ao escritório começarão a fazê-lo a partir de julho com medidas de segurança reforçadas. Mas aqueles que podem realizar seu trabalho em casa poderão optar pelo teletrabalho até o final do ano.

O Facebook, por sua vez, anunciou que reabrirá seus escritórios no dia 6 de julho, à medida que os lockdowns de coronavírus estão sendo gradualmente suspensos. No entanto, o portal especializado The Verge confirmou, por meio de um porta-voz, que a empresa seguirá os passos do Google e permitirá que a maioria dos funcionários continue em casa. A empresa explicou que estudou vários fatores para tomar a decisão, incluindo as informações que recebe de órgãos e instituições de saúde pública, como a Universidade Johns Hopkins e as recomendações federais.

Os funcionários do Facebook trabalham em casa desde março. Além disso, no mês passado, o CEO da empresa, Mark Zuckerberg, anunciou que eventos físicos com mais de 50 pessoas serão cancelados até junho de 2021, incluindo a conferência Oculus Connect VR, que aconteceria neste outono e agora será um evento evento online.

Em 31 de março, o Facebook tinha 48.268 funcionários em todo o mundo, enquanto a Alphabet, dona do Google, tinha 123.048.

SP registra 210 mortes em 24h e chega a 3,4 mil óbitos por coronavírus no dia em que prorroga a quarentena até dia 31.

Dados de mortes e casos confirmados de coronavírus em São Paulo no dia 8 de maio  — Foto: Reprodução/Governo de São Paulo

O estado de São Paulo chegou nesta sexta-feira (6) à marca de 3,4 mil mortes causadas pelo coronavírus, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde. O governador João Dória (PSDB) prorrogou a quarentena em todo o estado de São Paulo até o dia 31 de maio. O anúncio foi feito no início da tarde desta sexta-feira (8) em coletiva no Palácio dos Bandeirantes, na Zona Sul da capital paulista.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, José Henrique Germann, o aumento nas mortes registradas nos últimos 15 dias se deve à queda na adesão ao isolamento social.

São 3.416 óbitos confirmados por exame laboratorial, um aumento de 7% em relação aos números de quinta-feira (7). Com 210 mortes em 24h, o número de óbitos no estado voltou a ultrapassar a marca de 200 por dia. O total de casos confirmados no estado é de 41.830, valor 5% superior ao registrado na quinta.

“[Os dados mostram] um crescimento desde o início da quarentena até aqui, e com um agravamento nos últimos 15 dias em que, coincidentemente, se observou uma maior movimentação de pessoas e caiu a taxa de isolamento para 50%, 49%, 47%. Isso causou, provavelmente, estas condições que nós estamos vendo aqui hoje”, disse o secretário estadual da Saúde, José Henrique Germann, durante a coletiva.

“Nós estamos prorrogando o período de quarentena, mas eu gostaria de ressaltar que a prorrogação tem eu estar acompanhada também de uma melhora da nossa taxa de isolamento. Taxa de isolamento que tem que estar aproximadamente entre 55% e 60%. Se não conseguirmos isso, nós teremos problemas para o atendimento dos pacientes”, destacou Germann.

“Eu peço a todos que fiquem em casa, salvem-se em casa e usem máscaras. Essas são as armas que os temos hoje para que esses números gradualmente diminuir”, disse o secretário estadual.

As UTI’s de estado de São Paulo operam hoje com taxa de ocupação de 70%. Na Grande São Paulo, a lotação é ainda maior: cerca de 90% dos leitos deste tipo estão ocupados na região metropolitana, segundo dados oficiais divulgados nesta quinta.

As últimas notícias sobre o coronavírus nas regiões de Bauru e Marília

Ourinhos confirma 28º caso de Covid-19

A prefeitura de Ourinhos (SP) registrou nesta sexta-feira mais dois casos confirmados de Covid-19, o que elevou para 28 o total de notificações positivadas através de exames. Há na cidade ainda 19 pessoas com sintomas da doença e que aguardam confirmação por exames. Quatro pessoas já morreram por complicações da doença.

Balanço da pandemia em Ourinhos

Macatuba distribui 12 mil máscaras para população

A segunda etapa da Campanha Macatuba pela Vida distribuiu nesta semana na região comercial da cidade 12 mil máscaras para a população e cerca de 400 kits que incluíam, além das máscaras, potes de álcool 70%. A ação contou com a participação de servidores municipais e do Fundo Social de Solidariedade.

Macatuba distribui 12 mil máscaras para população

A campanha também apresenta peças publicitárias, depoimentos de médicos e outros profissionais e também de pessoas da comunidade, principalmente aquelas que integram os grupos de risco.

O objetivo dessas ações é intensificar o isolamento social, instituir o uso obrigatório de máscaras e de álcool 70% como medidas de prevenção ao avanço do coronavírus. Macatuba tem atualmente três casos confirmados de Covid-19, todos da mesma família. Não há casos suspeitos na cidade.

Pederneiras fecha cemitério no Dia das Mães para evitar aglomerações

A prefeitura de Pederneiras informou nesta sexta-feira (8) que o cemitério municipal estará fechado para visitações neste domingo (10), quando é comemorado o Dia das Mães. Em média, a data reúne cerca de 3 mil pessoas no local. A medida foi adotada para evitar aglomerações e dificultar a disseminação do coronavírus. A cidade tem atualmente dois casos confirmados de Covid-19 e uma morte causada pela doença.

Segundo a prefeitura, desde o início da pandemia o cemitério da cidade funciona das 7h às 17h, com as novas medidas sanitárias e restrição no número de visitantes, que têm entrada condicionada ao uso de máscaras. Informações sobre o atendimento no cemitério municipal podem ser obtidas no telefone (14) 3252-2020.

Bocaina registra oitavo caso de Covid-19

A prefeitura de Bocaina informou nesta sexta-feira três novos casos positivos para a Covid-19. Com isso, a cidade soma agora oito casos confirmados por exames. Há um caso em investigação.

Shopping faz ‘drive-thru’ para incentivar vendas do Dia das Mães

Um shopping de Ourinhos (SP) promove até este sábado (9) um “drive-thru” como forma de minimizar os impactos econômicos gerados pela pandemia do coronavírus e, assim, garantir as vendas para o Dia das Mães. O shopping instalou estandes no estacionamento para incentivar a retirada dos presentes, que são comprados antes, pela internet.

Shopping de Ourinhos promove 'drive-thru' para incentivar vendas para o Dia das Mães

Reginópolis anuncia segundo caso de Covid-19

A prefeitura de Reginópolis anunciou nesta sexta-feira (8) mais um caso confirmado por exames de morador com a Covid-19. Com isso, a cidade soma agora dois casos. Boletim epidemiológico da prefeitura informa ainda que atualmente não há casos sob investigação na cidade.

Ibitinga registra segunda morte de paciente com Covid-19

A prefeitura de Ibitinga (SP) divulgou nesta sexta-feira (8) a confirmação da segunda morte de coronavírus na cidade. A mulher, de 64 anos, era esposa do morador que faleceu no último sábado (2), também com Covid-19, na primeira morte confirmada na cidade. A prefeitura informou que a Vigilância Epidemiológica recebeu a confirmação positiva do Instituto Adolfo Lutz nesta sexta-feira (8). Ibitinga possui cinco casos confirmados de Covid-19.

Centro-oeste paulista tem 640 casos, sendo 40 mortes (entre parenteses)

  1. Bauru: 158 (9)
  2. Botucatu: 98 (5)
  3. Jaú: 62 (1)
  4. Sta. Cruz: 30
  5. Lins: 26 (4)
  6. Ourinhos: 28 (4)
  7. Marília: 26 (1)
  8. Assis: 22 (3)
  9. Agudos: 19 (1)
  10. São Manuel : 15 (1)
  11. Lençóis: 11 (1)
  12. Barra Bonita: 10 (1)
  13. Piratininga: 10
  14. Quatá : 10 (2)
  15. Igaraçu do Tietê: 9
  16. Bocaina: 8
  17. Garça: 7
  18. Mineiros do Tietê: 7 (1)
  19. Torrinha: 7
  20. Tupã: 6 (1)
  21. Cândido Mota: 5
  22. Ibirarema: 5
  23. Ibitinga: 5 (2)
  24. Areiópolis: 4
  25. Promissão: 4
  26. Anhembi: 3
  27. Macatuba: 3
  28. Pedrinhas: 3 (1)
  29. Pratânia: 3
  30. Bariri: 2
  31. Borborema: 2
  32. Borebi: 2
  33. Dois Córregos: 2
  34. Guaimbê: 2
  35. Itatinga: 2
  36. Paulistânia: 2
  37. Pederneiras: 2 (1)
  38. Pirajuí: 2
  39. Reginópolis: 2
  40. Sta Maria da Serra: 2
  41. Álvaro de Carvalho: (1)
  42. Arealva: 1
  43. Avaí: 1
  44. Chavantes: 1
  45. Duartina: 1
  46. Getulina: 1
  47. Herculândia: 1
  48. Iacanga: 1
  49. Palmital: 1
  50. Quintana: 1
  51. Salto Grande: 1
  52. S. Pedro do Turvo: 1
  53. Tabatinga: 1
  54. Ubirajara: 1
  55. Uru: 1

Bauru tem mais 12 casos confirmados de coronavírus

Boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira pela prefeitura de Bauru aponta que a cidade ganhou mais 12 novos casos confirmados de Covid-19. Agora, são 158 pessoas com exames positivos para a doença. Outros 36 pacientes com sintomas ainda aguardam confirmação por exames. Nove pessoas já morreram em Bauru por complicações da Covid-19 e há uma morte sob investigação.

Marília divulga quadro inalterado de ontem para hoje.

A assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Marília, através da Vigilância Epidemiológica, informou no final da tarde de hoje um novo boletim (63 ) dos casos suspeitos de Coronavírus na cidade:

33 casos suspeitos (aguardando resultados)
8 internados (um com coronavírus)
208 descartados
26 casos confirmados
1 óbito em investigação
1 óbito confirmado
23 casos curados

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.