Mais um trabalhador perde a vida enquanto defendia o seu pão de cada dia no desempenho de sua função na cidade de Marília. É mais uma vítima que entra para a triste estatística. Fato ocorrido no final da tarde de ontem, terça-feira (14), na rua Paulo Eusébio da Silva, Sítios de Recreio Panambi, zona oeste de Marília.

Apenas para se ter uma noção, segundo dados ainda do ano passado, nos últimos dez anos, 22.954 pessoas morreram em acidentes de trabalho no Brasil, de acordo com dados atualizados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, desenvolvido e mantido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em cooperação com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) no âmbito da Iniciativa SmartLab de Trabalho Decente.

Direto ao fato, por volta das 15H55 a Polícia Militar foi acionada para o atendimento desta ocorrência. Ao chegarem ao local, infelizmente a médica do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) já tinha constatado o óbito. A vítima era eletricista e estava prestando serviço no local.

Ele foi identificado como Elson Fernandes de Oliveira, de 47 anos, e ao contrário do que foi informado por um outro veículo de imprensa, o mesmo era autônomo e apenas levava a propaganda de uma empresa estampada no veículo.

No histórico da ocorrência, a vítima teria subido em um andaime para consertar uma fiação que havia sido estragada por maritacas, quando determinado momento teria sofrido o choque. No local, funciona um Buffet de festas que fica nas proximidades do DAEM.

Logo na sequência a proprietária do estabelecimento que estava no local acionou o Samu e o resgate, mas infelizmente mais nada pode ser feito. O caso foi registrado como morte acidental na Polícia Civil.

No mundo, um trabalhador morre por acidente de trabalho ou doença laboral a cada 15 segundos. De 2012 a 2020, 21.467 desses profissionais eram brasileiros — o que representa uma taxa de 6 óbitos a cada 100 mil empregos formais nesse período, aponta o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Entre os países do G20, o Brasil ocupa a segunda colocação em mortalidade no trabalho, apenas atrás do México (primeiro colocado), com 8 óbitos a cada 100 mil vínculos de emprego entre 2002 e 2020.

Elson Fernandes de Oliveira está sendo velado na Sala 2 do Velório Municipal e será sepultado hoje no Cemitério da Saudade e seu sepultamento está marcado para as 17hS. Aos familiares manifestamos aqui nossas mais sinceras condolências.

DIRETO DO PLANTÃO POLICIAL

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.