O EFEITO DA ANESTESIA PASSOU. A notícia, para variar, chega na calada da noite de um início de final de semana. A estratégia é uma só; amenizar os impactos da repercussão negativa.

Essa decisão já estava tomada desde JULHO DE 2023, quando com exclusividade conseguimos obter a informação de uma reunião envolvendo o sindicato e as empresas, sendo que posteriormente uma reunião seria agendada para 18 de julho, com os integrantes da SAF para o acordo do reajuste.

A mesma só não acontecei devido ao furo de reportagem do JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA e a consequente da péssima repercussão nas redes sociais. Relembre a matéria publicada em 12 de julho de 2023.

O EFEITO DA ANESTESIA PASSOU, e quando todos estavam adormecidos, eis que o anúncio é divulgado, sacrificando a classe trabalhadora que irá comprometer aproximadamente R$ 300,00 reais por mês caso saia de casa de manhã e retorne somente no final da tarde. Se por acaso vier para o almoço o valor dobra para quase 42% do salário mínimo. UM ABSURDO.

GOVERNO DESUMANO: Enquanto cidades adotam tarifa zero, Daniel Alonso, Cicero do Ceasa e Alysson Alex optaram por esfolar a classe trabalhadora

TEMOS UMA ADMINISTRAÇÃO QUE ANDA NA CONTRAMÃO. O fim da cobrança da passagem no transporte coletivo público urbano tem avançado nas cidades brasileiras: 2023 foi o ano em que mais municípios no país adotaram o chamado passe livre pleno, ou seja, que abrange todo o sistema de transporte durante todos os dias da semana – são 22 municípios que decidiram aderir ao sistema de tarifa zero.

O ano de 2021 foi o segundo em mais adesões: 15 municípios. Os dados são do pesquisador da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP) Daniel Santini, que estuda políticas públicas de mobilidade, sistemas de gestão e modelos de subsídio de transporte coletivo.

No total, o país atualmente tem 85 cidades com o passe livre no sistema de transporte durante todos os dias da semana, a maioria delas no estado de São Paulo (24), seguido por Minas Gerais (23), Paraná (dez), e Rio de Janeiro (nove).

Os municípios com maior população que adotaram a tarifa zero são Caucaia (CE), com 355 mil habitantes; seguido de Maricá (RJ), com 197 mil; Ibirité (MG), com 170 mil, Paranaguá (PR), com 145 mil; e Balneário Camburiú (SC), com 139 mil. LINS, a 72 quilômetros de Marília, foi a última cidade a adotar a medida

UM EXEMPLO: Tarifa de ônibus de Porto Alegre é mantida em R$ 4,80, anuncia prefeitura. Valor é o mesmo de 2021

QUAL A DIFERENÇA? A tarifa dos ônibus de Porto Alegre é R$ 4,80 desde junho de 2021. A prefeitura de Porto Alegre anunciou, nesta quinta-feira (22), que a passagem de ônibus será mantida em R$ 4,80 na Capital gaúcha durante 2024. A tarifa está congelada nesse valor desde junho de 2021.

O prefeito Sebastião Melo anunciou nesta quinta-feira, 22, a manutenção da tarifa municipal de ônibus em R$ 4,80, mesmo valor cobrado desde julho de 2021. Para sustentar a manutenção, o Executivo projeta investimento de R$ 132 milhões de subsídio no sistema de transporte coletivo, em 2024, o que cobre 62% das isenções garantidas por lei a parte dos passageiros. 

“O nosso grande esforço é para que a passagem não aumente ao usuário que paga o transporte. E além do aporte, estamos investindo para oferecer um atendimento melhor ao cidadão, com renovação da frota, reformas em terminais, aumento de viagens, novos abrigos e início da operação de ônibus elétricos. Desde o início da gestão, assumimos o desafio do transporte, mas esta é uma responsabilidade que também deve ser compartilhada com o Estado e o governo federal” – Prefeito Sebastião Melo. 

Este é apenas um exemplo das inúmeras cidades que COMPREENDENDO A ATUAL CONJUNTURA ECONÔMICA E A DIMINUIÇÃO DO PODER DE COMPRA DA CLASSE TRABALHADORA RESOLVERAM CONGELAR OS PREÇOS YARA AJUDAR O POVO. EM MARÍLIA É AO CONTRÁRIO.

DAS JUSTIFICATIVAS: Emdurb divulga nota a respeito do desrespeito com o povo  

Para dar uma justificativa, a Emdurb ficou encarregada de divulgar a nota com a informação que cai como uma bomba no final de semana. Mais uma vez, a administração Daniel Alonso e Cicero do Ceasa, demonstram claramente que estão governando a cidade para os poderosos, os magnatas e o SISTEMA DOMINANTE. O POVO PAGA A CONTA.

NOTA DA EMDURB
Reunião do SAF (Sistema Auxiliar de Fiscalização do Transporte Coletivo Urbano de Marília)
A Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbano) informa que, após um período de quase três anos, o Sistema Auxiliar de Fiscalização do Transporte Coletivo Urbano de Marília (SAF), em reunião realizada nesta sexta-feira, dia 23 de fevereiro de 2024, autorizou ajustar a tarifa do transporte coletivo urbano. O valor não era readequado desde maio de 2021 (período equivalente a 36 meses). Inicialmente, as empresas solicitaram R$ 8,10 de reajuste, o que prontamente foi negado.
Nos últimos três anos, embora as empresas insistissem constantemente na atualização anual – que é regida por contrato, onde o Município, conforme edital público, tem por obrigação atender ao equilíbrio financeiro da concessionária – a passagem permaneceu congelada em R$ 4,50. Contudo, nesta sexta, dia 23, houve a permissão de atualização em R$ 5,75, acréscimo de R$ 1,25. A nova tarifa entrará em vigor dentro dos próximos dias, em data a ser definida pela autarquia municipal.

O JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA, sempre pautou em defesa do usuário do transporte coletivo de Marília e principalmente pela criação de um conselho fiscalizador paralelo ao SAF. Como nunca seremos ouvidos, orientamos a você leitor pesquisar no Google, a quantidade de cidades que mantiveram os preços congelados no ano de 2024. FAÇA A PESQUISA E COMPROVE, o que estão fazendo com a classe trabalhadora EM MARÍLIA é desumano e insensato.

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