Antes de qualquer juízo antecipado da matéria, O JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA, deixa bem claro, que o objetivo da mesma não é provocar um comparativo de gestões municipais, mas, simplesmente reproduzir o que outros veículos de comunicação já publicaram anteriormente, utilizando como referência o reporter Brasil e o mapa do água.

Não estamos sequer mencionado outro estudo importante que é o Ranking do saneamento realizado pelo TRATA BRASIL, destacando as cidades que mais se destacaram sobre o tema, justamente para não caracterizar uma matéria com características de perseguição. A questão aqui é uma só, o que está ruim precisa melhorar.

Em um dia tão importante como hoje, nada mais justo do que falar deste líquido precioso ingerido diariamente por bilhões de pessoas e, em nossa região por milhares de munícipes. A grande questão é; como está a qualidade da água que consumimos ???

´É neste ponto que mais um vez a prefeita de Pompeia, Tina Januário faz a diferença e DE FATO, ARREGAÇOU AS MANGAS buscando resultados em benefício de sua população. Na sua gestão, o trabalho da Prefeitura por meio do SAAE, tem sido intenso para melhorar a rede de abastecimento de água, perfurando e aprofundando poços. Os três maiores da cidade têm uma vazão de 205 mil litros por hora. O mais importante, água de qualidade para os pompeienses.

O SAAE Pompeia é referência em saneamento por garantir 100% de água e esgoto tratados para toda a população. Com 18 estações elevatórias, bombas de recalque e painéis elétricos de ponta, a autarquia tem adotado diversas ações de manutenção em vários pontos do município.

Nova sede do SAAE Pompeia fica na rua Rodolfo Lara Campos, 1026 — Foto: Prefeitura de Pompeia/Divulgação

Recentemente aconteceu a construção de duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) na Vila Paulópolis, que antes tinha a capacidade para atender 1 mil pessoas e agora atende mais de 3 mil moradores, inclusive os do novo residencial da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). Além disso, também foi construído o novo emissário para o bairro, que transporta os efluentes até o local de descarte adequado.

Com isto, o resultado não poderia ser diferente, a Pesquisa “Mapa da Água”, realizada com dados do Ministério da Saúde, constatou as boas condições da qualidade da água fornecida pelo município de Pompeia. Os dados analisados são referentes aos anos de 2018 a 2020 e o mais importante, o estudo realizado no município indicou que não foi encontrada nenhuma substância que gere risco a saúde, em outras palavras, água de qualidade ofertada aos lares daquela próspera cidade.

Na outra ponta, Marília é apontada de forma negativa no relatório que encontrou substancias tóxicas na água ofertada aos marilienses.

Abastecimento de água cai nas zonas Oeste e Sul; Daem culpa estiagem -  Notícias sobre giro marília - Giro Marília Notícias

Se de um lado tudo é qualidade e alegria, do outro, infelizmente, apesar das contestações do DAEM ficam as incertezas, pois, as informações divulgadas e que podem ser checadas por qualquer cidadão estão disponíveis no mesmo relatório do conceituado Mapa da Água, que destaca quais substâncias extrapolaram o limite e explica seus riscos.

Os dados são resultados de testes feitos por empresas ou órgãos de abastecimento e enviados ao Sisagua (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano), do Ministério da Saúde e apontam o risco no consumo da água na cidade de Marília.

Para piorar a situação e bem ao contrário do que alguns chegaram a declarar, os testes são feitos após o tratamento e a maioria dessas substâncias não pode ser removida por filtros ou fervendo a água. “Se há substância acima do valor máximo permitido, podemos dizer que a água está contaminada.” afimou Fábio Kummrow, professor de toxicologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo)

Contaminada ou imprópria, Kummrow confirma que existe risco para quem bebe a água, e ele varia de acordo com a substância e com o número de vezes que ela foi consumida ao longo do tempo. O risco é maior para quem bebeu diversas vezes ao longo de anos.

Com impacto silencioso, esses produtos têm dinâmica diferente das contaminações por bactérias, que provocam dor de barriga, diarreia e até surtos de cólera. Os sintomas das substâncias químicas e radioativas podem levar anos, mas, quando aparecem, são na forma de doenças graves.

No dia 7 deste mês, a informação que explodiu como uma bomba, na chamada grande imprensa, de uma forma específica no conceituado SITE UOL de noticias. A matéria especial relatou um estudo feito pelo MAPA DA ÁGUA e dentre todas as cidades citadas, o destaque infelizmente é para a cidade de Marília.

Os dados inéditos foram levantados pela Repórter Brasil mostraram que são esses os riscos oferecidos pela água que saiu da torneira de 763 cidades entre 2018 e 2020, e infelizmente a cidade de Marília com uma três citações preocupantes.

Segundo a matéria o estudo teria sido realizado entre 2018 e 2020 e, teria detectado substâncias ACIMA DO LIMITE DE SEGURANÇA na água da cidade de Marília. Na matéria é feita uma citação das substância(s) com o(s) maior(es) risco(s) de gerar doenças crônicas, como câncer. Confira;

Nitrato (como N) (Substâncias Inorgânicas)

O nitrato é classificado como provavelmente cancerígeno para humanos pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), órgão da Organização Mundial da Saúde. O nitrato e seus compostos são utilizados na fabricação de fertilizantes, conservantes de alimentos, explosivos e pela indústria farmacêutica na produção de medicamentos vasodilatadores.

Substância(s) que também gera(m) riscos à saúde:

Ácidos haloacéticos total (Subprodutos da desinfecção)

Os ácidos dicloroacético, tricloroacético, bromoacético e dibromoacético são classificados como possivelmente cancerígeno para humanos pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), órgão da Organização Mundial da Saúde. Em altas concentrações, os ácidos haloacéticos também podem gerar problemas no fígado, testículos, pâncreas, cérebro e sistema nervoso. Os ácidos haloacéticos são classificados como subprodutos da desinfecção, formado quando o cloro é adicionado à água para matar bactérias e outros microorganismos patogênicos.

Bário (Substâncias Inorgânicas)

A exposição prolongada ao bário gera efeitos adversos nos rins, segundo o ministério da saúde do Canadá. O bário e seus compostos são utilizados na fabricação de diversos produtos industriais, como plásticos, vidros, cerâmicas, eletrônicos, têxteis, lubrificantes, ligas metálicas, sabão e borracha. O sulfato de bário é usado como contraste em radiografias.

Na ocasião o DAEM classificou o estudo como ALARMISTA, por si tratar de casos isolados. O Departamento confirmou ter conhecimento da matéria e do estudo publicado, mas, que atende integralmente a portaria GM/MS nº 888 de 4 de janeiro de 2021. Esclareceu ainda que, o departamento, como é de fato, possui diferentes sistemas de captação, portanto as amostras não representam a totalidade, enfatizando que não representa riscos a vida do consumidor e contribuinte. A grande duvida é; se não representa a totalidade, qual seria então as regiões afetadas com o consumo ???

A ROTINA : Para comemorar o dia, bomba quebra e afeta o abastecimento na zona norte.

DIA DA ÁGUA : O DAEM na atual conjuntura desenvolvimentista, ainda tem  potencial sustentável para o futuro da cidade ? | Jornal do Onibus Marília

Para data não passar em branco, nada melhor do que comemorar bem ao estilo da casa; Quebra de bomba e falta de água. No inicio desta tarde e coincidentemente no momento da elaboração desta matéria, nossa redação foi surpreendida com a informação oriunda do DAEM ( Departamento de Água e Esgoto de Marília ) informando que, nesta terça-feira (22), houve a queima da bomba do poço P4 que abastece a região do Palmital e bairros adjacentes, na zona Norte de Marília.

E as informações não são das melhores, pois segundo a nota, a autarquia estaria realizando a manutenção, porém a previsão é que o reparo seja finalizado somente na próxima quinta-feira (24), no período da tarde. Traduzindo para os fatos, a população dos bairros Palmital, Prolongamento Palmital, Vila Nova, Vila São Paulo, Fernando Mauro, JK e outros, só terão água na torneira “possivelmente” na sexta feira. Aguenta dona de casa !!!!

Confira a nota enviada aos veículos de imprensa

🚱 NOTA: QUEIMA DE BOMBA CAUSAM DESABASTECIMENTO NA REGIÃO DO PALMITAL

A Prefeitura de Marília através do DAEM (Departamento de Água e Esgoto de Marília), informa que ocorreu nessa terça-feira (22) a queima da bomba do poco P4 que abastece a região do Palmital e bairros adjacentes. O DAEM já está providenciando os equipamentos para realizar a manutenção e a previsão de finalizar as atividades, é quinta (24) no período da tarde. O DAEM solicita aos moradores desta região que economizem água nesse período.

Enfim, O JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA, mais uma vez cumpre o seu papel de um jornalismo sério pautando questões que precisam ser debatidas de uma forma clara com a sociedade. Não estamos também questionando aqui, o polêmico tratamento de esgoto com ampla divulgação de 100% tratado, mas, que não condiz com a realidade. Em verdade vos digo; NÃO É UM DIA A SER COMEMORADO EM MARÍLIA, mas, separado para uma ampla reflexão; “QUAL O FUTURO DO DAEM ???

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.