O Dia do Motociclista é celebrado no dia 27 de julho. A data é uma homenagem como reconhecimento a importância desse meio de transporte e a cultura motociclista no país.

Além disso, é uma oportunidade para refletir sobre a responsabilidade e o respeito no uso das motocicletas, visando a redução de acidentes e a valorização desse grupo de condutores.

Por que o Dia do Motociclista é comemorado no dia 27 de julho?

De acordo com a Yamaha, até 1998, o Dia do Motociclista era arbitrário. Ou seja, cada grupo comemorava o dia em datas independentes. Além disso, associava a celebração a motivos variados. Então, naquele ano, a ABRAM (Associação Brasileira de Motociclistas) começou a trabalhar para unificar a comemoração. Assim, surgiu o dia 27 de julho.

Nesta data, no entanto, alguns locais já comemoravam como Dia do Motociclista. Isso porque um deputado, em 1982, criou a celebração, a fim de atender o pedido de um dono de uma concessionária. A ideia, então, foi prestar uma homenagem póstuma ao seu ex-mecânico, falecido em 27 de julho de 1974.

Portanto, a data de 27 de julho para o Dia do Motociclista foi escolhida em homenagem a Marcus Bernardi, um funcionário e piloto da Honda que era muito querido por todos. Além disso, o deputado Alcides Franciscatto propôs oficialmente a data em 1984, e a Associação Brasileira de Motociclistas (ABRAM) a escolheu como a data oficial.

Enquanto isso, ABRAM optou por oficializar esta como a data oficial a ser comemorada em todo o Brasil. Desde 2000 a associação trabalha também com a Semana do Motociclista. Neste caso, como uma forma de valorizar e divulgar a comemoração ainda mais.

Essa história enfatiza ainda mais a importância dessa data para a comunidade motociclista brasileira, lembrando daqueles que contribuíram para o desenvolvimento e promoção do veículo no país. Assim, o dia de hoje é uma oportunidade para celebrar a paixão, a amizade e a segurança na estrada, bem como homenagear aqueles que fizeram parte dessa cultura de duas rodas no Brasil.

Brasil tem uma moto para cada sete habitantes

Não faltam motivos para comemorar, afinal os números não mentem e há cada vez mais motos e motociclistas nas ruas brasileiras. A venda de motos cresceu 17,7% em 2022 e já acumula alta de 22,4% no primeiro semestre deste ano.

Basta rodar pelas cidades brasileiras para perceber o aumento no número de motocicletas em circulação. Entretanto, esse crescimento não é recente. Em dez anos, a frota de motocicletas no Brasil aumentou 64%, passando de 18,4 milhões em 2021 para 30,2 milhões em 2021.

Em 2011, havia uma moto para cada 10 brasileiros. Já em 2021, os dados mais recentes da Abraciclo, associação dos fabricantes, mostram que essa relação passou para uma moto a cada sete habitantes, mesmo com o crescimento populacional. Ou seja, o número de motos nas ruas do Brasil cresceu mais do que a população.

Os dados mostram que, cada vez mais, os brasileiros procuram os veículos de duas rodas para economizar combustível e se locomover com mais agilidade. Embora, o aumento de motos nas ruas nas grandes cidades seja, também, resultado do crescimento do e-commerce e dos aplicativos de entregas, em muitas regiões, as motos surgem como opção de mobilidade acessível para grande parte da população. São locais onde o sistema de transporte é precário e os consumidores não conseguem comprar carros.

Prova disso é que, apesar da relação, a nível nacional, ser de uma moto para cada sete habitantes, existem Estados onde essa relação é muito maior. Caso de Rondônia, por exemplo, onde há mais motos do que carros e existe uma motocicleta para cada três pessoas.

Logo em seguida aparecem Mato Grosso e Tocantins com uma moto para cada quatro habitantes. Demonstração clara de que as motos são uma opção acessível para que a população brasileira possa se locomover. Confira abaixo a lista dos 10 Estados com mais motos percentualmente.

Ranking dos Estados – Habitante por moto (2021)

  1. Rondônia – 3
  2. Mato Grosso – 4
  3. Tocantins – 4
  4. Piauí – 5
  5. Ceará – 5
  6. Mato Grosso do Sul – 5
  7. Acre – 5
  8. Goiás – 6
  9. Santa Catarina – 6
  10. Roraima – 6

O ranking mostra que as motos estão espalhadas de Norte a Sul do País. Os dados também derrubam alguns preconceitos de que a moto vende bem apenas porque a população tem baixa renda. Afinal, Santa Catarina, um dos Estados mais ricos da Federação, tem uma moto para 6 habitantes. Se você também é motociclista e usa a moto como meio de locomoção, ferramenta de trabalho ou, simplesmente, hobby, conte sua experiência em duas rodas nos comentários. Feliz Dia do Motociclista!

Motivos para comemorar o Dia Nacional do Motociclista

Quem se locomove por aí em duas rodas, seja qual for o contexto, tem uma lista pronta para justificar sua opção pelas motos. É claro, não faltam motivos! Por isso, a Yamaha escolheu alguns deles

1 – Liberdade

Este é, sem dúvidas, o motivo número 1 de todo motociclista. Sentir o vento, o clima, fazer parte da paisagem. Este é um sentimento que só é possível se compreender ao andar de moto.

Sem contar que, em uma viagem, você conhece e consegue ver muito mais do que de carro ou ônibus, por exemplo.

dia do motociclista
Foto: Pexels

2 – Economia

Além de todos benefícios pessoais e as experiências, não podemos deixar de lembrar o quanto uma moto é econômica com relação a um carro, por exemplo. Você anda bem mais e gasta menos, ainda mais em um cenário atual onde o preço da gasolina tem oscilado tanto.

3 – Mobilidade

Trânsito é um caos em muitas regiões do Brasil. Por isso, carros estão associados a muita dor de cabeça e perda de tempo. Já as motos oferecem uma grande facilidade, a de conseguir se movimentar por entre os carros parados e rodar bem mais rápido.

Outra grande vantagem é para estacionar. As vagas, normalmente, são bem disputadas e geram mais tempo perdido, afinal você precisa rodar até encontrar. Já de moto isto fica mais simples, pois você precisa de pouco espaço.

Foto: Divulgação/Yamaha

4 – Amizades

A motocicleta é uma forma incrível de sociabilizar. Sabe como? Existem diversos grupos de motociclistas por todo o país, que se reúnem periodicamente e fazem passeios, viagens e trocam experiências.

E, mesmo que você ande sozinho por aí, a qualquer momento que você cruzar com outro motociclista é uma oportunidade para conversar, conhecer novas histórias e até mesmo iniciar uma amizade. Afinal, todos compartilham do mesmo amor: a motocicleta.

PARCERIA PELA SEGURANÇA: Jornal do Ônibus de Marília foi o autor da ideia do bolsão de motos instituindo faixa exclusiva para motos em semáforos da cidade

Muitos não sabem, mas foi a ONG MARÍLIA CENTENÁRIA, que hoje se transformou em uma página do JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA, que apresentou o projeto para a criação do BOLSÃO DE MOTOS NOS CRUZAMENTO COM SEMÁFOROS EM TODA A CIDADE.

Embora a administração não mencione, a criação dos bolsões de motos implantados em alguns cruzamentos da cidade foi apresentada justamente por este veículo de imprensa em 27 de março de 2018, inclusive com requerimento protocolado na Emdurb e posterior mobilização iniciada em 25 de maio de 2018, envolvendo um abaixo assinado, também protocolado.

Na ocasião projeto foi pensado justamente para Motociclistas e Moto-taxistas, pois estávamos preocupados com o crescente número de acidentes envolvendo motos e veículos nas principais avenidas da cidade. Em assim sendo a MARÍLIA CENTENÁRIA iniciou uma grande mobilização visando implantar em nosso município o PROJETO que denominamos FRENTE SEGURA.

Confira a veracidade dos fatos acessando o link abaixo e recordando esta importante conquista para os motociclistas, mas que está sendo desativada pela Emdurb, por falta de um trabalho de conscientização e educação no trânsito. Ao mesmo outros projetos são apresentados quase que mensalmente, pensando a cidade que queremos, mas infelizmente o interesse e a eficiência está somente em implantar radares para captação de multas.

A sugestão consistia na sinalização de um bolsão para o estacionamento de motos logo atrás da faixa de pedestre que antecede os semáforos. A ideia se originou em Barcelona na Espanha e, obteve resultados altamente positivos com a redução no numero de acidentes. Um projeto simples, mas que, contribuiu em muito com a questão da mobilidade urbana. Se bem analisarmos, a medida contemplou não só os motociclistas, mas, também os próprios motoristas.

Ocorre que lentidão dessa administração é tão grande que foi necessária uma grande mobilização nas redes sociais para convencer os responsáveis pelo trânsito na cidade a expandir para outros cruzamentos da cidade, visto que, por incrível que pareça, o mesmo só havia sido implantado na esquina da avenida Sampaio Vidal com rua Nove de Julho.

Nossa decepção foi grande, ao constatar que a ideia que está funcionando com sucesso em todas as cidades onde foi implantado, está sendo desativada em Marília, sabe-se lá o motivo, mas fica evidenciado que o fracasso se deve a falta de um trabalho de conscientização e educação no trânsito. Deu certo em todas as cidades, mas chegando na terra dos radares, a coisa trava por pseudos interesses e excesso de egocentrismo.

Conheça algumas curiosidades sobre o mundo em duas rodas.

Só quem anda de moto consegue entender a paixão envolvida na pilotagem. Independentemente da cilindrada, do tamanho, do modelo, da cor ou da marca, fato é que esses poderosos motores sobre duas rodas encantam pessoas de todas as idades e em todas as partes do mundo. E nada mais indicado do que aproveitar a chegada do Dia do Motociclista para conhecer melhor algumas curiosidades sobre essa atividade, não é mesmo?

Afinal, o Brasil é um baita destaque nessa área. Para se ter uma ideia, o país é o 7º maior produtor de motos do mundo – são quase 1 milhão de novas unidades por ano – e conta com 9 milhões de motocicletas em circulação, com mais de 34 milhões de brasileiros habilitados. Números que só vão aumentar, já que dados de abril de 2022 mostram que, pela primeira vez em 30 anos, foram vendidas mais motos do que carros por aqui.

E convenhamos: moto é tudo de bom, né? Claro que, na Vida, somos um pouco suspeitos para falar, visto que a própria empresa nasceu da paixão do seu fundador pelo motociclismo — José Maurício Felippe foi piloto destaque de veloterra nas décadas de 1970 e 1980. Uma paixão que até hoje move nossos times rumo ao desenvolvimento de soluções, peças e componentes e poderosos, confiáveis e de alta performance. 

Dia do Motociclista: confira 5 curiosidades inusitadas sobre motos

Não existe sensação de liberdade igual a de pilotar uma moto. O vento no rosto, a impressão de estar voando e o domínio sobre a máquina são verdadeiras experiências de pilotagem e, nesse contexto, é fácil entender como muita gente se encanta. E quando o assunto é o universo de curiosidades e excentricidades das motos, todo motociclista adora saber. Pensando nisso, aproveitamos o Dia do Motociclista para trazer alguns destaques interessantes. Confira: 

1 – Recordes impressionantes

Ninguém precisa ser exatamente um entusiasta do motociclismo para saber que o mercado está cheio de supermáquinas por aí. Mas, para além do chassi e do motor, vale destacar que o universo das motos também acumula uma série de recordes impressionantes. Um deles é o de viagem mais longa da história, conquistado pelo argentino Emilio Scotto em 1995. Isso porque o “passeio” começou em 1985 e percorreu mais de 200 países ao longo de 700 mil quilômetros!

Outro recorde interessante é o de maior velocidade alcançada em uma moto. Em 2010, Rocky Robinson alcançou mais de 600 km/h em sua Top Oil Ack Attack, uma daquelas motos de corrida em linha reta que mais parecem um foguete. Também é das motos o recorde de maior velocidade alcançado por uma pessoa cega: Bill Baxter acelerou, em 2003, até os 265 km/h em uma Kawasaki Ninja, mesmo com deficiência visual severa.

2 – Famosos e celebridades e seu relacionamento com as motos

Não somos só nós, aqui na Veda, e você, nosso leitor, que somos apaixonados pelas duas rodas. Celebridades também são encantadas pela adrenalina envolvida nessas máquinas. Um caso famoso é o do ator Brad Pitt, que possui a própria coleção de motocicletas na garagem de casa. Entre o inventário, consta até o primeiro modelo da moto Ecosse FE Ti XX, a primeira à base de titânio, que saiu pela bagatela de US$ 300 mil. 

E ele não é o único. O astro George Clooney e até mesmo o brasileiro Rodrigo Santoro já foram flagrados em passeios com motos das mais variadas cilindradas pelo mundo. O próprio Keanu Reeves — o ator que ninguém odeia — gosta tanto delas que tem a própria empresa de modificação e customização para motos.

3 – Sabia que o uso de capacete nem sempre foi obrigatório?

Reza a lenda que o Coronel T.E. Lawrence, imortalizado como Lawrence da Arábia, estava andando de moto, uma Brough Superior SS100, perto de sua casa, quando quase atropelou dois meninos de bicicleta. Ele manobrou para evitá-los, mas infelizmente foi jogado da moto e morreu por conta de ferimentos graves na cabeça apenas alguns dias depois.

Percebendo que sua morte poderia ter sido evitada, um dos primeiros neurocirurgiões do Reino Unido, Hugh Cairns, começou a pesquisar a importância dos capacetes. Seu trabalho foi publicado no British Medical Journal e, graças às suas pesquisas e descobertas, o uso de capacetes para motociclistas começou a ser testado a partir da década de 1940 com a Segunda Guerra Mundial. 

4 – A primeira Harley Davidson de todos os tempos atingiu apenas 40 km/h

Criada por William S. Harley e Arthur Davidson, a marca Harley Davidson é uma referência titânica de qualidade e sinônimo de excelência, velocidade e potência no mundo inteiro. Mas sabia que a primeira motocicleta fabricada pela marca, em 1904, alcançava apenas 40 km/h? 

A baixa velocidade, contudo, não impediu que a dupla participasse, naquele mesmo ano, de uma corrida de motos com seu modelo protótipo, terminando em quarto lugar. Embora não fosse tão rápida quanto as poderosas motocicletas atuais da marca, vale destacar que a primeira Harley Davidson tinha um motor monocilíndrico extremamente simples, que usava um carburador que, em linhas gerais, se parecia com uma lata de molho de tomate.

5 – A moto mais cara do mundo foi feita por uma grife de moda

Quando pensamos em motocicletas caras, certas marcas de luxo vêm à mente, como Ducati, BMW e até mesmo Harley Davidson, que citamos anteriormente. Porém, acredite: o posto de moto mais cara do mundo é ocupado por uma máquina produzida por uma grife de moda. A Neiman Marcus colocou a mão na massa e, em 2012, levou para as ruas uma série limitada de motos com um design transparente e superinovador.

Batizado de Neiman Marcus Limited Edition Fighter, o motão chegou com muita exclusividade ao mercado, já que apenas 45 unidades foram encomendadas. Essas motos foram disponibilizadas no próprio catálogo da Neiman Marcus por um preço inicial de US$ 115 mil. Contudo, alguém certamente entendeu que elas valiam mais, já que uma delas foi arrematada em um leilão por US$ 11 milhões!

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