Dois lados extremos de uma situação que conota a preferência política. Na última sexta-feira (26), o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, confirmou que as transmissões ao vivo semanais do presidente Lula (PT) não serão retomadas. A última transmissão ocorreu em 19 de dezembro de 2023, antes do recesso de fim de ano.

De acordo com Pimenta, que falou à revista Veja, a decisão de interromper as lives não significa uma substituição, mas sim uma mudança na estratégia de comunicação. Ele afirmou que, se considerar melhor, poderá optar por realizar uma transmissão com Uchôa em alguma semana futura.

As lives começaram em junho do ano passado e eram transmitidas todas as manhãs das terças-feiras. Apesar de ser motivo de piadas nas redes sociais, devido à baixa audiência, o chefe da Secom atribuiu o problema ao “algoritmo” das plataformas.

Em setembro de 2023, após um período sem transmissões devido a uma advertência do Tribunal de Contas da União (TCU), Lula retomou as transmissões. O deputado federal Luiz Philipe de Orleans e Bragança protocolou uma representação no TCU, alegando uma “estruturação da publicidade institucional direcionada à promoção” de Lula, pois as lives são transmitidas pelo Canal Gov.

O tribunal concluiu que há situações tanto de caráter informativo quanto de promoção pessoal no programa “Conversa com o Presidente”, resultando na procedência parcial da representação. Nesta sexta-feira (26), Lula participou de uma entrevista coletiva ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana, e já tem outra entrevista agendada para a próxima terça-feira (30).

Live de Bolsonaro e seus filhos atrai mais de 4
Políticos falaram sobre as eleições municipais de 2024 as simultaneamente

Políticos falaram sobre as eleições municipais de 2024

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus três filhos, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), e vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), iniciaram na noite deste domingo (26) uma transmissão ao vivo que atraiu mais de 400 mil usuários simultaneamente em diferentes redes sociais.

A live foi transmitida nos canais do YouTube de Eduardo Bolsonaro, onde mais de 220 mil pessoas estavam acompanhando, no YouTube de Jair, com mais de 214 mil internautas, além das transmissões no Facebook e Instagram, também com milhares de usuários online.

O objetivo principal da conversa entre os políticos é promover o evento Ação Conservadora, que tem como objetivo, além de organizar a base, preparar futuros candidatos para atuarem localmente em prol das pautas do grupo.

Bolsonaro critica eleição na Venezuela e ironiza lives de Lula

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participou de uma transmissão ao vivo em suas redes sociais na noite deste domingo (28) e falou sobre vários temas políticos do Brasil e do mundo, como por exemplo as eleições na Venezuela.

Ao lado dos três filhos que são parlamentares – Flávio, Eduardo e Carlos -, o ex-presidente afirmou que o governo de Nicolás Maduro, junto com a Suprema Corte do país, está atuando para impedir que opositores participem da eleição.

“Uma notícia de sexta-feira agora, mas que tem a ver com nosso futuro: houve há pouco tempo um acordo entre a oposição e a situação de Nikolas Maduro na Venezuela. Eles resolveram trabalhar juntos para que as sanções americanas deixassem de existir na Venezuela, em troca de eleições livres e justas. Uma parte disso já foi posta em prática, nesse plebiscito que teve a iniciativa de Maduro, com o voto impresso ao lado da urna eletrônica. Ele pegava o voto e, ao se dirigir à urna, falava: temos o voto eletrônico e também no papel. Ou seja, ele começou a dar uma demonstração, atendendo a oposição, de eleições justas. Logicamente, para nós, falta ainda a contagem pública dos votos. Só que na última sexta-feira, o Tribunal Supremo de Justiça decidiu tornar inelegível por 15 anos a maior opositora de Maduro, a Marina Corina. Ou seja, no momento, Maduro não tem oposição na Venezuela. A oposição não ganhará, porque tornaram inelegível a Marina Corina”, afirmou Bolsonaro.

Lives de Lula

O ex-presidente comemorou a audiência de mais de 450 mil pessoas na transmissão deste domingo (28) e Flávio Bolsonaro leu a notícia de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desistiu das lives semanais que estava fazendo ao longo do ano passado.

“Sem audiência, Lula abandona a live. E aí, você tem alguma dica para ele?”, ironizou Flávio, perguntando para Jair Bolsonaro.

“Ele tem que falar a verdade. Mentir não vai levar a lugar nenhum. E outra, (tem que) falar do seu governo e não ficar criticando o Bolsonaro. Parece que na hora que ele vai dormir, já que está recém-casado, invés de falar ‘Eu te amo’ ele fala ‘O Bolsonaro’”, afirmou o ex-presidente.

DIREYO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.