As festas de final de ano estão chegando e as confraternizações entre amigos, companheiros de trabalho e familiares fazem parte da rotina normal desta época. A grande preocupação passa a ser com os acidentes que ocorrem, principalmente próximo a churrasqueiras.

Foi o que aconteceu em Presidente Prudente, 175 quilômetros da cidade de Marília, quando um homem, de 52 anos, morreu na noite de ontem, quarta-feira (22) após sofrer queimaduras ao acender uma churrasqueira com álcool.

A esposa da vítima contou à Polícia Civil que no dia 28 de outubro, o marido estava em um churrasco no sítio de um conhecido, localizado às margens da Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425). Ao acender a churrasqueira com álcool, o homem acidentalmente se queimou e foi socorrido por um amigo.

A vítima foi levada até o Hospital Regional (HR) de Presidente Prudente, onde deu entrada com quadro de queimadura de 2º e 3º graus na face e tórax. Ao todo, os ferimentos atingiram 18% de sua superfície corporal.

Na unidade de saúde, o paciente foi entubado e encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde recebeu curativos. Um exame de broncoscopia evidenciou que as vias áreas também haviam sido atingidas pelas queimaduras.

Após 24 dias internado, nesta quarta-feira, a vítima sofreu uma parada cardiorrespiratória, não resistiu e morreu. A esposa do homem ainda disse que ele não possuía problemas de saúde física, mas tratava ansiedade e depressão.

Um exame necroscópico foi solicitado. A Polícia Civil registrou um Boletim de Ocorrência como morte suspeita para os procedimentos normais de investigação.

Saiba como prevenir situação

Para prevenir incêndios na churrasqueira, não utilize substâncias inflamáveis perto da chama, seja líquido ou gel, segundo orientação do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Como prevenir explosão na churrasqueira?

  • Não use substâncias inflamáveis na chama ou próximo dela;
  • Se a brasa já estiver acesa, abanar é um modo seguro de aumentar a chama;
  • Cuidado com fagulhas, que podem atingir a roupa e causar incêndios.

Substâncias inflamáveis são líquidos ou misturas que produzem vapores que pegam fogo em temperaturas abaixo de 60,5ºC, segundo a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. O álcool é uma substância do tipo. Solvente, gasolina e detergentes sintéticos são outros exemplos.

Como acontece uma explosão na churrasqueira?

Uma das possibilidades é através de substâncias inflamáveis. Evaporados, misturados com o ar e perto de uma fonte de ignição, esses compostos são suficientes para gerar um incêndio ou uma explosão. Fonte de ignição pode ser uma chama, uma superfície aquecida ou uma fagulha, por exemplo.  

O álcool pode emitir esses vapores inflamáveis mesmo em temperaturas de cerca de 18ºC em ambientes abertos. Ou seja, se o dia está mais quente que isso e existe fogo, é o suficiente para incendiar ou explodir esses gases, como ocorre no vídeo.

Como surgem os incêndios?

O fogo é um fenômeno que precisa de quatro componentes para acontecer:

  • combustível – que é qualquer substância capaz de produzir calor;
  • oxigênio;
  • calor;
  • reação em cadeia.

Todos os jeitos de extinguir o fogo envolvem inibir um desses quatro pontos. Para controlar um incêndio, é necessário resfriar, abafar, remover o material ou impedir o contato entre os três, de acordo com orientações do Corpo de Bombeiros.

DIRETO DO PLANTÃO POLICIAL COM INFORMAÇÕES DE POLÍCIA

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.