Foram 1.262 registros nas últimas 24 horas; o maior registro diário para o país desde o início da pandemia.

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (2) seu mais recente balanço com os casos e mortes por complicações do coronavírus Sars-Cov-2. Os principais dados são:

  • 31.199 mortes, eram 29.937 na segunda (1º)
  • Foram 1.262 registros de morte incluídos em 24 horas
  • 555.383 casos confirmados, eram 526.447 na segunda
  • Foram incluídos 28.936 casos em 24 horas
  • 300.546 pacientes estão em acompanhamento (54,1%)
  • 223.638 pacientes estão recuperados (40,3%)

A alta nas contagens diárias após um fim de semana e uma segunda-feira de baixos registros acontece porque, nestes dias, as notificações costumam ser menores já que os municípios trabalham com equipes de saúde reduzidas.

O balanço da terça-feira registrou também 367 mortes que aconteceram nos últimos 3 dias. Além disso, segundo o Ministério da Saúde, há mais 4.312 suspeitas que estão sob investigação.

Com esta contagem, o Brasil se junta a outros três países que ultrapassaram a triste marca dos 30 mil mortos. Está ao lado da Itália –que já foi o epicentro da doença na Europa–, do Reino Unido com uma das taxas de morte mais aceleradas do mundo e dos Estados Unidos que contam mais de 100 mil baixas.

Balanço de casos e mortes por Covid-19 feito pelo Ministério da Saúde em 2 de junho — Foto: Reprodução/Ministério da Saúde

Balanço por estados

O Ministério da Saúde divulgou também a distribuição dos casos e mortes por complicações do novo coronavírus (Sars-Cov-2) por estado brasileiro.

São Paulo se manteve como o estado com mais casos e mortes pela doença, são 118 mil confirmações e ao menos 7,9 mil mortes. Na terça, o estado teve recorde de novos casos e mortes por Covid-19 em apenas um dia, foram 327 mortes e 6.999 casos. A taxa de ocupação das UTIs voltou a subir e já ultrapassa os 85%.

O Rio de Janeiro é o segundo do país com mais casos e mortes: respectivamente 56 mil e 5,6 mil mortes.

Giro com as últimas notícias sobre o coronavírus pelo mundo.

Número de mortos por Covid-19 no mundo ultrapassa 30 mil | VEJA

Rússia ultrapassa 5.000 mortes por coronavírus

A pandemia do novo coronavírus deixou nas últimas 24 horas na Rússia 8.863 novos casos e 182 mortes, o que eleva o saldo para mais de 423.000 infectados e mais de 5.000 mortes, conforme relatado pelo centro russo responsável pela luta contra o vírus. “Nas últimas 24 horas, 8.863 casos de covid-19 foram confirmados em 84 regiões do país, sendo 3.784 assintomáticas”, explicou a agência russa em comunicado.

França revê sua previsão de queda do PIB para 11% em 2020

Nesta terça-feira, enquanto são reabertos bares e restaurantes em Paris, o ministro da Economia da França, Bruno Le Maire, anunciou que o produto interno bruto (PIB) da França cairá 11% neste ano devido ao novo coronavírus, uma piora de três pontos percentuais em relação a previsão anterior. 

Índia se aproxima de 200.000 casos de coronavírus

A Índia ultrapassou a marca de 8.000 novos casos por coronavírus pelo terceiro dia consecutivo e se aproxima de 200.000 contágios. A pandemia já deixou mais de 5.500 mortos no país, que começa a aumentar algumas das restrições impostas com o confinamento iniciado em março.

Wuhan realiza quase 10 milhões de testes em menos de um mês

A cidade chinesa de Wuhan, onde foram registrados os primeiros casos da pandemia de covid-19, realizou quase 10 milhões de testes de ácido nucleico em apenas 15 dias, segundo informaram autoridades locais nesta terça-feira. De acordo com a Comissão Municipal de Saúde de Wuhan, entre 14 de maio e 1º de junho, mais de 9,89 milhões de testes foram realizados como parte de uma campanha de detecção precoce iniciada após um pequeno surto colocar as autoridades em alerta. Com os testes, foram detectados cerca de 300 casos assintomáticos.

OMS diz que curva da covid-19 cresce acentuadamente nas Américas

A diretora regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas, Carissa Etienne, disse nesta terça-feira que a curva epidemiológica da covid-19 ainda está subindo acentuadamente na região, com quase 3 milhões de casos confirmados. Etienne disse também, em entrevista a jornalistas por videoconferência, que a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) espera continuar trabalhando bem com os Estados Unidos, apesar do rompimento dos EUA com a OMS.

Durante a entrevista, autoridades da Opas aconselharam os países das Américas a não abrirem suas economias muito rápido e alertaram que devem evitar multidões públicas, especialmente onde os casos de coronavírus ainda estão aumentando.

SP tem recorde de casos e mortes por Covid-19, e taxa de ocupação de UTIs volta a subir; estado tem 7.994 mortes e 118 mil casos

28 de maio de 2020 - Covas no no cemitério da Vila Formosa, em São Paulo, durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) — Foto: Andre Penner/AP

SP teve 327 mortes e 6.999 novos casos em 24h, maiores números desde o início da pandemia. Taxa de ocupação de UTI subiu para 73,5% no estado e 85,3% na Grande São Paulo em relação à segunda-feira (1º); isolamento social caiu 4 pontos percentuais.

O estado de São Paulo registrou 327 novas mortes causadas pelo novo coronavírus nesta terça-feira (2). O número é o mais alto desde o início da pandemia.Também foram registrados 6.999 novos casos confirmados, número que também supera o recorde anterior.

Desde o início da pandemia, o total no estado chegou a 7.994 mortes causadas pelo novo coronavírus e 118.296 casos confirmados da doença.

Os números não significam, necessariamente, que as infecções e mortes aconteceram de um dia para o outro, porque o balanço estadual considera a data em que os diagnósticos foram contabilizados no sistema. As notificações costumam ser menores aos finais de semana e às segundas-feiras, já que os municípios trabalham com equipes de saúde reduzidas.

Nesta última segunda-feira (1), por exemplo, foram contabilizados 52 óbitos e 1.598 casos a mais em relação ao domingo (31). No domingo, foram 83 mortes e 2.556 novos casos confirmados a mais, enquanto no sábado (30), o número de mortes registradas em 24h foram de 257, com 5.586 novos casos da doença. Já na sexta-feira (29), foram somadas 295 novas mortes e 5.691 casos confirmados da Covid-19 no estado.

Nesta segunda-feira (1º) entrou em vigor o início da flexibilização da quarentena na capital, que permitiu a reabertura de alguns setores da economia em determinadas regiões do estado.

O recorde anterior de novos casos ocorreu na última quinta-feira (28), com 6.382 confirmações em um dia, logo após o anúncio da flexibilização gradual da quarentena para algumas regiões do estado, feito pelo governador João Doria (PSDB). Já o recorde de mortes anterior era do dia 19 de maio, quando foram confirmadas 324 mortes.

Radar regional com as notícias sobre o coronavírus nas regiões de Bauru e Marília

Prefeitura de Borá adotou medidas de prevenção desde o começo da pandemia — Foto: TV TEM/Reprodução

Menor cidade de SP, Borá registra o primeiro caso de Covid-19

Borá (SP), a menor cidade de São Paulo, registrou nesta terça-feira (2) o primeiro caso de Covid-19. Segundo informou a prefeitura, o paciente segue em isolamento, estável e sem complicações.

O Departamento de Saúde também divulgou a possibilidade de contaminação não ter sido no município. Não foram passados mais detalhes do paciente.

Ainda segundo a prefeitura, nesta terça-feira será realizada uma reunião do Comitê de Enfrentamento da Covid-19 para serem discutidas novas medidas de enfrentamento.

Borá tem 837 habitantes segundo estimativa divulgada pelo IBGE no ano passado. A cidade tem um caso confirmado. Desde o começo da pandemia um caso suspeito tinha sido descartado e a cidade desde então adota medidas de prevenção ao coronavírus.

Piratininga registra segunda morte por Covid-19

A prefeitura de Piratininga (SP) informou no fim da tarde desta terça-feira (2) o registro do segundo caso de morte causada por complicações da Covid-19. As autoridades de saúde da cidade não informaram detalhes do paciente,como sexo e idade, e se possuía outras doenças.

Balanço Covid-19 Piratininga — Foto: Prefeitura de Piratininga/Divulgação

O primeiro registro fatal na cidade foi informado no dia 11 de maio, quando havia apenas 12 casos confirmados de coronavírus e três outros considerados suspeitos.

Piratininga contabiliza até agora 44 casos confirmados de Covid-19 e outros 11 que são tratados como casos suspeitos e aguardam resultado de exames. Das 163 notificações recebidas desde o início da pandemia, 101 foram descartadas e três dos casos confirmados são de pacientes que se curaram.

Bofete registra a segunda morte por Covid-19

Balanço Covid-19 Bofete

A prefeitura de Bofete (SP) confirmou nesta terça-feira (2) a segunda morte de um morador da cidade causada por Covid-19. Os detalhes do paciente, como sexo e idade e se ele tinha outras doenças, não foram informados. Segundo a prefeitura, a cidade tem sete casos confirmados de Covid-19.

Além de Marília, Paraguaçu Paulista descumpre plano estadual e reabre comércio na fase 4.

Bares e restaurantes podem voltar a funcionar em Paraguaçu Paulista

A prefeitura de Paraguaçu Paulista publicou decreto municipal nesta semana determinando regras para flexibilização da quarentena com permissões para abertura de atividades da fase 4, apesar de a cidade estar na fase 2 do plano estadual de retomada das atividades econômicas. Por isso, o comércio e os restaurantes voltaram a funcionar, assim como as academias.

Ainda de acordo com o decreto municipal, os protocolos previstos no documento serão revistos a cada sete dias ou a qualquer momento dependendo de nova avaliação da situação epidemiológica. Até a tarde desta terça-feira (2), a cidade tinha cinco casos confirmados de Covid-19, além de outros 17 suspeitos.

Em Guaiçara toda uma Família com Covid-19

Em Guaiçara, 8 novos de Covid-19. Segundo o prefeito da cidade, Bruno Floriano, os novos casos são todos da mesma família. A secretária de Saúde da cidade, Edilaine Niza, os parentes moram em três casas diferentes. O caso mais grave é de um idoso de 83 anos que está internado na UTI da Santa Casa de Lins.

8 novos casos, todos da mesma família, foram registrados em Guaiçara

Os diagnósticos foram confirmados por meio de testes rápidos. Além do idoso, uma mulher também apresentou sintomas, os outros seis que testaram positivos estão assintomáticos. Com os novos registros, Guaiçara contabilizava até a manhã desta terça-feira (2), 11 casos positivos de Covid-19.

Marília já tem 97 casos e 75 aguardam o resultado dos exames.

Mais um caso de Covid-19 foi registrado de ontem para hoje na cidade e agora soma 97 o numero de pacientes que tiveram testes positivos para a doença.

Dos confirmados, 36 são considerados curados e 60 estão na fase de transmissão do vírus. O boletim epidemiológico mostra que 15 marilienses estão internados, um deles com teste positivo para coronavírus e outros 14 com suspeita da infecção.

Segundo o boletim divulgado, aumentaram os casos suspeitos que aguardam resultados de exames, nesta segunda-feira (1) eram 59 e hoje são 75. A cidade mantém um óbito confirmado por Covid-19 e nenhuma morte suspeita está em investigação. A grande preocupação agora é numero de pessoas sem qualquer prevenção que saem as ruas sem dimensionar o tamanho do risco.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.