Em nota, o banco alerta que senhas e cartões são pessoais e intransferíveis. Caso de estelionato foi registrado na Delegacia Participativa da Polícia Civil, em Presidente Prudente (SP).

O alerta já foi emitido. Uma quadrilha especializada está agindo na região e toda cautela se faz necessário. A Delegacia Participativa da Polícia Civil de Presidente Prudente registrou, nesta sexta-feira (15), um caso de estelionato. A vítima, uma mulher de 61 anos, levou um prejuízo total de aproximadamente R$ 33 mil.

A vítima foi até o plantão da Polícia Civil e informou que na quinta-feira (14) recebeu uma ligação, no telefone fixo, e a pessoa na linha se identificou como sendo do Serviço de Segurança da Caixa Econômica Federal.

Na sequência, foi perguntado à vítima se ela havia efetuado uma compra em uma rede de lojas de Contagem (MG). A mulher informou ao suposto atendente que não tinha realizado nenhuma compra e que nem conhecia a cidade citada.

Ainda segundo o relato da vítima aos policiais, ela recebeu a visita de um homem, que dizia ser “funcionário” da Caixa Econômica Federal e, inclusive, usava um crachá supostamente do banco. Ele requisitou o cartão da vítima, a senha do cartão e um termo de contestação de compra, enviado em envelope lacrado, e disse que cancelaria o cartão.

Após o ocorrido, a mulher cancelou o cartão, porém, percebeu no extrato de sua conta-corrente diversos lançamentos de saques, pagamentos de boletos e transferências entre contas, que totalizaram um prejuízo de cerca de R$ 33 mil. O caso é investigado pela polícia.

Orientações

Em nota enviada, a Caixa Econômica Federal orienta que os cidadãos utilizem única e exclusivamente seus canais oficiais para buscar informações e acesso aos serviços, jamais compartilhando dados pessoais, usuário de login e senha. O banco alerta que senhas e cartões são pessoais e intransferíveis.

A Caixa pontua ainda que monitora seus produtos e serviços e atua conjuntamente com a Polícia Federal e demais órgãos de segurança pública na identificação e na investigação de casos suspeitos e na prevenção a fraudes e golpes.

O banco esclarece que pedidos de contestação podem ser realizados em qualquer agência da Caixa. Para isso, o cliente precisa comparecer a uma das unidades, portando CPF e documento de identificação. O processo é sigiloso e restrito somente ao titular da conta.

A instituição financeira reforça os principais cuidados que devem ser observados:

  • A Caixa não possui serviço de motoboy, portanto, não recolhe cartões bancários do cliente, mesmo que inutilizados. Também não pede que o cliente digite ou informe senhas.
  • Não forneça senhas ou outros dados de acesso em sites ou aplicativos não oficiais, bem como em ligações telefônicas.
  • Links suspeitos podem levar à instalação de programas espiões, que podem ficar ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário.
  • Utilizar sempre navegadores e softwares de antivírus atualizados.
  • A Caixa jamais solicita senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual.
  • A Caixa não envia SMS com link e só envia e-mails se o cliente autorizar.
  • A Caixa não solicita ao cliente o desbloqueio ou cadastramento de novos dispositivos móveis (celulares).
  • O banco disponibiliza, em seu portal na internet, orientações de segurança, em caso de dúvidas, os canais de atendimento aos clientes.
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