Manifestantes prometem tomar as ruas do Distrito Federal por 72 horas

Na manhã de ontem, sábado (7), a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, foi fechada para o tráfego de carros em razão das manifestações contrárias à eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), previstas para acontecer neste domingo (8).

O entorno da via de acesso ao QG foi bloqueada, com a chegada das caravanas, pela Polícia Militar do Distrito Federal, mas liberada no final da noite. A Esplanada dos Ministérios, no entanto, segue totalmente fechada para veículos e sem previsão de abertura.

Um convite para a manifestação na Esplanada começou a circular nas redes sociais desde a última quarta-feira (4). Manifestantes se articularam, principalmente pela internet, e prometeram ocupar as ruas do Distrito Federal por 72 horas.

A Esplanada dos Ministérios tem sido fechada ao trânsito de veículos e reaberta eventualmente desde 31 de outubro, justamente por causa dos atos de apoiadores de Jair Bolsonaro - Foto: Sérgio Lima/AFP

Desde o resultado definitivo da recente eleição presidencial, manifestantes tomaram as ruas em inúmeros pontos do país para protestar contra o processo eleitoral, a impossibilidade do voto ser auditável na urna eletrônica, a condução do Poder Judiciário, principalmente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante as eleições, e criticam a conduta do ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do TSE, Alexandre de Moraes, cuja imparcialidade é sempre colocada em questão.

Caravanas com apoiadores de Bolsonaro chegam em Brasília para protesto

Ônibus que trouxe apoiadores de Jair Bolsonaro a Brasília para protesto estacionou próximo ao QG do Exército - Foto: Lucyenne Landim/O TEMPO Brasília

Há protesto previsto para este domingo (8), na Esplanada dos Ministérios, de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro que não aceitam o governo Lula

Caravanas com apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que não aceitam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegaram a Brasília (DF) durante todo o dia de ontem, sábado (7). Eles irão participar de um protesto contra o resultado das eleições neste domingo (8), na Esplanada dos Ministérios – local que sedia os prédios públicos federais.

Os grupos se mobilizam em frente ao QG do Exército, onde manifestantes acampam desde o resultado do segundo turno eleitoral. Foi possível flagar ônibus que trouxeram manifestantes de outros estados estacionados próximos ao local e manifestantes circulando em via pública carregando malas e barracas para acampamento.

Apesar de o volume de manifestantes não estar maior do que o já registrado no acampamento em Brasília, o discurso está mais duro. Nossos correspondentes presenciaram grupos declarando que o QG havia se transformado em um “campo de guerra” e que haverá “guerra em Brasília” no protesto previsto para este domingo.

O entorno da via de acesso ao QG foi bloqueada durante parte deste sábado, com a chegada das caravanas, pela Polícia Militar do Distrito Federal, mas liberada no final da noite. A Esplanada dos Ministérios, no entanto, segue totalmente fechada para veículos e sem previsão de abertura.

DIRETO DO PLANTÃO DE NOTICIAS

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.