Em 2023, motoristas que dirigem descalços ou de chinelo ainda podem levar multa? Entenda a perspectiva do Código de Trânsito Brasileiro sobre os calçados dos condutores!

Dirigir descalço ou de chinelo gera multa em 2023? É isso que os motoristas brasileiros querem saber! Afinal de contas, ninguém gostaria de gastar dinheiro com as penalidades ou ganhar pontos na carteira, certo? Sendo assim, o que diz o Código de Trânsito Brasileiro? Os motoristas devem ficar atentos às atualizações das regras para não cometer infrações e, em casos mais sérios, até perder a Carteira Nacional de Habilitação.

Entre 2022 e 2023, o Código de Trânsito Brasileiro passou por várias mudanças! A legislação de trânsito alterou, por exemplo, uma regra que rege a conversão à direita com o semáforo fechado. Neste ano, essa manobra é permitida – mas somente em locais devidamente sinalizados. Será que as regras sobre os calçados dos motoristas também mudaram? Explicamos abaixo tudo que você precisa saber; confira!

Dirigir descalço ou de chinelo ainda gera multa? Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Muitos brasileiros optam por dirigir descalços ou de chinelo

Hoje em dia, muitos motoristas brasileiros têm o costume de dirigir descalços ou de chinelo – principalmente no verão, estação na qual as temperaturas nacionais atingem níveis impressionantes.

Mesmo assim, inúmeros condutores desconhecem as regras do Código Brasileiro de Trânsito que discorrem sobre os calçados que podem (ou não) ser utilizados pelos condutores.

O assunto é relativamente simples, mas os motoristas devem ficar de olho nas potenciais alterações nas regras, principalmente no início do ano, quando a documentação é atualizada e os condutores são obrigados a pagar o IPVA.

Sabendo o que diz o Código Brasileiro de Trânsito, você não precisará passar por sufoco em blitz da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária, e dessa forma, poderá evitar multas e outras sanções. Com isso em mente, veja abaixo se, em 2023, a legislação de trânsito permite a condução de veículos por motoristas descalços ou de chinelo.

Dirigir descalço gera multa em 2023?

Para a alegria dos motoristas, a resposta é não! Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, atualizado para 2023, dirigir sem calçados não gera nenhum tipo de multa ou penalidade para os motoristas.

O CTB, na verdade, não diz nada sobre os motoristas que dirigem descalços. Sem uma proibição expressa em lei, dirigir sem calçados é completamente legal. Logo, a responsabilidade de decidir se desejam ou não conduzir os veículos sem calçados é somente dos próprios motoristas.

Também é importante lembrar que a legislação de trânsito não discorre sobre os calçados que podem ser utilizados pelos motoristas, mas sim sobre os tipos que não podem ser usados na condução dos veículos.

Dirigir descalço não gera multa, mas e de chinelo?

Como você já pode perceber, dirigir descalço é completamente legal, e os motoristas não podem ser penalizados pela prática, seja com multas ou com pontos na carteira. Sendo assim, como fica a situação de quem costuma dirigir de chinelo? Para esse grupo, a resposta é um pouco mais complexa.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.