Nova rodada do levantamento do instituto Paraná Pesquisas para o segundo turno indica o candidato do PT Luiz Inácio Lula da Silva à frente na disputa pela Presidência da República, com 51,3% dos votos válidos. Jair Bolsonaro (PL ), que busca a reeleição, pontuou 48,7%.

Na consulta anterior, de 13 de outubro, o petista marcou 51,9% contra 48,1% de Bolsonaro. Nesse caso, não são contabilizados os eleitores que declaram voto em branco ou nulo e indecisos. A soma dos votos válidos recebidos é o critério utilizado pela Justiça Eleitoral para definir o presidente eleito.

A margem de erro para o levantamento é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa entrevistou 2.020 pessoas entre 15 e 19 de outubro, em 160 municípios brasileiros. A sondagem foi registrada nno Tribunal Superior Eleitoral (TSE ) sob o número BR-02276/2022.

Quando considerados os votos totais — com brancos, nulos e indecisos —, Lula tem 46,9% e, Bolsonaro, 44,5%. Outros 5% afirmam votar em branco ou nulo e 3,6% não sabem quem escolher.

Os dados são referentes ao cenário estimulado, quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado. O ex-presidente tinha 47,6% no levantamento anterior, enquanto o candidato do PL pontuou 44,1%.

O resultado representa um empate técnico dentro da margem de erro, pois Lula pode ter de 44,7% a 49,1% da preferência. Já Bolsonaro tem uma intenção de voto que varia de 42,3% a 46,7%.

Pesquisa espontânea

Na consulta espontânea, o petista ficou com 42,8% contra 40,2% do atual mandatário. Nesse caso, o entrevistado responde em quem vai votar, de forma espontânea, ou seja, sem que os nomes dos postulantes sejam apresentados.

Pesquisa eleitoral IDEIA: Bolsonaro tem vantagem em quatro regiões; Lula em uma

Na disputa pela Presidência da República, a batalha por regiões mostra uma vantagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) em quatro delas, e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma. De acordo com a pesquisa do Instituto IDEIA, divulgada nesta quinta-feira, 20, o candidato à reeleição lidera no maior colégio eleitoral do país, o Sudeste (53% a 45%), no Norte (47% a 46%), no Sul (53% a 43%), e no Centro-Oeste (52% a 37%). Lula está à frente em uma região, o Nordeste, com 67% a 28% das intenções de voto.

No primeiro turno, Bolsonaro saiu vitorioso nessas mesmas regiões em que ele lidera no segundo turno, assim como o petista. As últimas agendas de campanha dos dois mostra uma concentração deles em estados do Sudeste, em especial Minas Gerais, e no Nordeste, principais campos de batalha nesse segundo turno.

Apesar de conseguir uma vantagem sobre Lula em número de regiões, Bolsonaro está atrás do petista nos números gerais. O ex-presidente tem 52% dos votos válidos, e o atual presidente, 48%. Para os votos válidos, são desconsiderados brancos, nulos e as pessoas que dizem que não sabem. É desta forma que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) faz a contagem oficial da eleição. 

Como a margem de erro da sondagem é de três pontos percentuais para mais ou para menos, o cenário é considerado um empate técnico. O petista tem entre 49% e 55% dos votos válidos, já Bolsonaro oscila entre 45% e 51%.

Para a pesquisa IDEIA, foram realizadas entrevistas  com 1.500 eleitores, por telefone, entre os dias 14 e 19 de outubro, e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número BR-00053/2022. O nível de confiança é de 95%.

Votos totais

Em uma pergunta estimulada, com os nomes apresentados em formato de lista aos entrevistados, Lula aparece com 50%, e Bolsonaro tem 46%. As pessoas que não sabem são 2%, brancos e nulos somam outros 2%. Na pergunta espontânea, quando o eleitor precisa dizer o primeiro nome que tem em mente, o petista tem os mesmos 50%, e o atual presidente, 44%.

DIRETO DO PLANTÃO DE NOTICIAS

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.