Como é difícil entender uma cidade que arrecada 1,5 bilhão de reais ao ano, ou seja; muito mais que muitas capitais do Brasil tenha um destaque tão negativo quando o assunto é gestão fiscal. Você eleitor já deve ter percebido a quantidade de contas rejeitadas de administrações anteriores e os apontamentos do tribunal de contas em relação a atual administração.

Não é JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA que está afirmando, mas sim um órgão oficial do governo federal que trabalha com dados e informações que acabam se transformando em uma avaliação. Estamos falando do ranking do Tesouro Nacional que avalia a gestão fiscal de cada cidade do Brasil.

Aliás, a notícia não é de hoje, pois o estudo foi divulgado na última semana de agosto, porém sem qualquer repercussão na capital nacional dos radares. A notícia merece sim uma atenção, pois estamos em ano pré-eleitoral, onde você leitor e eleitor terá a responsabilidade de eleger o próximo prefeito que ficará responsável por administrar aproximadamente 10 bilhões de reais em quatro anos. O SEU VOTO PODE FAZER A DIFERENÇA. Falamos não só para o poder executivo, mas também para a constituição de uma câmara de vereadores mais atuante, menos omissa e melhor preparada para as questões que envolvem o interesse público.

Este ranking compara o desempenho de todos os municípios brasileiros. Por meio dele, é possível verificar o desempenho das cidades brasileiras na aplicação dos conceitos contábeis e fiscais no envio de dados para o Tesouro Nacional, permitindo maior transparência e confiabilidade em relação aos dados.

No gráfico, é possível ver um resumo do desempenho de cada município com o percentual de acertos em cada uma das dimensões, além do Indicador da Qualidade Contábil e Fiscal no Siconfi (ICF). Para nós, não foi surpresa nenhuma a situação e avaliação da cidade de Marília.

Surpresa mesmo foi a cidade de Oriente, administrada pelo prefeito Matheus Móris que ganhou o selo de classificação “A”, conceito máximo, ultrapassando até a cidade de Pompeia, que até então atraia todos os holofotes da excelência em administração e responsabilidade fiscal.

Administração do prefeito Matheus Móris de Oriente, lidera a região no ranking do Tesouro Nacional

O conceituadíssimo Ranking do Tesouro Nacional, com base no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro e na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), premiou merecidamente a vizinha cidade de Oriente com a nota A, resultado superior a todas as outras cidades da região, inclusive Marília. O resultado comprova que Oriente está entre os municípios brasileiros e paulistas com a gestão mais transparente.

Um dos principais êxitos da pequena, porém eficiente cidade de Oriente no ranking foi no Indicador da Qualidade Contábil e Fiscal no Siconfi (ICF). O levantamento do Tesouro Nacional se vale da mesma base de dados do Balanço do Setor Público Nacional (BSPN), da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

O balanço estabelece que Municípios e Estados devem enviar informações fiscais e contábeis à União para que ocorra a consolidação das contas públicas. Por meio dele, por exemplo, é possível verificar o desempenho das cidades brasileiras na aplicação dos conceitos contábeis e fiscais na alimentação do sistema do Tesouro Nacional, permitindo assim maior confiabilidade e transparência.

“É com muito orgulho que recebemos a notícia deste desempenho, com a nossa Oriente entre as melhores do Brasil na gestão fiscal. Isso significa também que possuímos uma administração que tem a confiança da população, fruto justamente de todo o esforço de nossa gestão”, disse o prefeito Matheus Moris.

“O ranking comprova que, em nossa cidade, há um nível muito alto de confiança e transparência da administração municipal para com os órgãos públicos e com o cidadão. Para nós é uma alegria receber esse reconhecimento, uma vez que o respeito ao dinheiro público e aos recursos vindos das Emendas parlamentares têm marcado o nosso mandato”, complementou Moris.

O agora premiado chefe do Poder Executivo compartilhou a nota A no ranking do Tesouro Nacional com todos os servidores da Prefeitura Municipal de Oriente. “Quero agradecer e parabenizar a todo o funcionalismo que, junto comigo, se empenha diariamente para realizar uma administração séria e confiável. Vamos em frente, sempre com seriedade e compromisso”, concluiu o prefeito Matheus Moris.

Ainda em nossa região, destaque para as cidades de Garça, Getulina, Vera Cruz, Canpos Novos Paulista, Assis, Lins, Presidente Prudente e Ourinhos. Confira algumas na qual selecionamos pela classificação obtida;

  • 089   Oriente – SP                                          124.8    97.5%  
  • 414  Presidente Prudente – SP                        120.6    94.2%   
  • 592  Getulina – SP                                         119.3    93.2%  
  • 723  Lins – SP                                                118.383    92.5%   
  • 726  Garça – SP                                              118.362    92.5%   
  • 822  Vera Cruz – SP                                       117.85    92.1%   
  • 953  Campos Novos Paulista – SP                 117.083    91.5%   
  • 995  Lençóis Paulista – SP                             116.8    91.3%   
  • 1171 Tupã – SP                                              115.8    90.5% 
  • 1182 São José do Rio Preto – SP                   115.75    90.4%   
  • 1318 Guaimbê – SP                                       114.953    89.8%   
  • 1352 Quintana – SP                                       114.766    89.7%  
  • 1560 Ourinhos – SP                                       113.466    88.6%   
  • 1864 Pompéia – SP                                        111.596    87.2%   
  • 2165 Assis – SP                                             109.666    85.7%   
  • 2323 Herculândia – SP                                  108.5    84.8%  
  • 2595 Bauru –                                                 106.57    83.3%   
  • 2700 Echaporã – SP                                      105.716    82.6%   
  • 2748 Araçatuba – SP                                     105.26    82.2%   
  • 2835 Marília – SP                                          104.396    81.6%   

Cada verificação vale 1 ponto. Ou seja, se o município cumpriu o critério da verificação, ele recebe 1 ponto, caso não tenha cumprido, recebe zero. Apenas na dimensão D1 a pontuação pode ser proporcional, variando de 0 até 1. Por isso, o gráfico apresenta valores decimais. Nas dimensões D2, D3 e D4, o município pode receber apenas 0 ou 1 ponto.

O papel do JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA é informar, sem sensacionalismo ou oportunismo político, no entanto, sabemos que os “lambe botas” de plantão tentaram rotular esta matéria como uma fake news. Para tanto e dentro do nosso espírito de ética e transparência deixamos o link oficial para que todos possam colher mais informações a respeito desta VERGONHA CLASSIFICAÇÃO que retrata nada mais e nada menos, a incompetência de um governo que se rotula gestor-expertise. Acessem; https://ranking-municipios.tesouro.gov.br/ranking_municipios .

Piracicaba é a 1ª do Estado em qualidade de informação contábil e fiscal, segundo estudo da Secretaria do Tesouro Nacional

26º   Piracicaba – SP         126.35    98.7%   

Estudo divulgado este mês pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) coloca Piracicaba em 1º lugar no ranking de qualidade da informação contábil e fiscal. A cidade é a mais bem avaliada no Estado de São Paulo, tendo como critério os municípios acima de 100 mil habitantes, tirando as capitais -, com 98,7% de acertos nas informações apresentadas. O estudo considera dados de 2022.

Seguindo o mesmo critério de número de habitantes, o município fica em quarto lugar no Brasil. Levando em conta todas as cidades brasileiras que apresentam maior transparência e confiabilidade em relação ao envio de dados, ocupa a 26ª posição, subindo 483 lugares de 2021, quando ocupava o 509º lugar, para 2022, no ranking da STN.

A secretária de Finanças (Semfi), Telma Trimer de Oliveira Pereira, explica que a boa colocação de Piracicaba no ranking da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) é resultado da prestação de contas da Prefeitura com abrangência de informações, dentro do prazo estabelecido e sem retificações.

“Trabalhamos para enviar todas as informações solicitadas com regularidade, inclusive aquelas que são facultativas, promovendo assim a melhoria da qualidade e da consistência dos nossos dados fiscais e contábeis. Essa posição no ranking é um bom indicador do desempenho confiável e íntegro que temos desenvolvido nesta gestão” destacou a secretária.

Ainda segundo Telma, Piracicaba deve melhorar sua posição no próximo ranking, já que a Câmara Municipal e o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) foram incluídos ao Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (SIAFIC).

Em 2019, Piracicaba aparecia em 2.474º lugar no ranking nacional, e, em 2020, ocupava a 192ª posição.

MAIS – Piracicaba também ocupa o 1º lugar em Segurança entre os municípios no Estado de São Paulo com mais de 200 mil habitantes (NEC), é a 4º melhor cidade para se viver entre os 100 maiores municípios do Brasil (IDGM), 3º lugar no Estado de São Paulo e 10º lugar nacional no ranking de Melhores Cidades para Fazer Negócios na área de Indústria (Revista Exame).

Fortaleza fica em 1º em ranking nacional de informações contábeis e fiscais

Capital cearense atinge nota máxima em relação à transparência de relatórios e administração do dinheiro público

O município de Fortaleza ficou na primeira posição no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal. A administração pública da capital cearense atingiu nota máxima da pontuação exigida pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), do Governo Federal.

A cidade atingiu 128 pontos de 128 possíveis na classificação. Os dados são referentes a 2022 e refletem o cenário da confiabilidade contábil nas Prefeituras e Governos Estaduais de todo o Brasil.

Foi a primeira vez desde que o ranking começou a ser publicado, em 2019, que um ente público atingiu 100% da pontuação exigida pela STN.

Com isso, a Prefeitura de Fortaleza tem a melhor transparência contábil e fiscal dentre municípios e estados de todo o Brasil, empatada com Bozano, cidade do Rio Grande do Sul.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.