SITUAÇÃO VEXATÓRIA. Essa é a única expressão que resume a situação dos servidores públicos municipais de Marília que quando estão no interior de um dos supermercados conveniados do cartão EOVALE, implantado pela administração do prefeito Daniel Alonso, são obrigados a abandonar o carrinho entre os corredores ao ouvir o serviço de som.

Pior situação é quando os mesmos já estão no caixa e ao apresentar o cartão são informados do não recebimento por parte do estabelecimento. Um verdadeiro constrangimento para que se dedicou anos e anos em prol do serviço público e acaba recebendo essa premiação como reconhecimento.

O fato volta a se repetir após 5 meses, pois, para quem não se lembra, no mês de outubro de 2021, o JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA foi o único veículo de imprensa a divulgar de forma incisiva as denuncias que estavam ocorrendo por parte dos servidores diante da mesma situação; o não pagamento por parte da empresa aos supermercados, segundo a alegação dos mesmos. Confira uma das matérias publicadas em 31 de outubro;

Curiosamente é mais um empresa de fora, que mexe com o cotidiano dos marilienses, sendo beneficiada através de processo licitatório promovido pela administração municipal, mas, que arrecada aqui, para suas respectivas cidades. Um desgaste desnecessário para a administração e um constrangimento desmerecido para o servidor.

Mais uma vez, estranhamos o silêncio do prefeito municipal Daniel Alonso e suas tradicionais “lives” para não s´´o se solidarizar com os servidores, mas, para comprovar que está tomando todas as medidas cabíveis para ajudá-los nessa situação emergencial. Se calar ou se omitir, simplesmente transferindo a responsabilidade para a empresa é muito cômodo enquanto o servidor luta para colocar o pão na mesa e ainda é humilhado. Porém, mais uma vez, destacamos o empenho do secretário da administração que se preocupou pelo menos em emitir uma nota. Confira a íntegra da mesma;

Olá
Considerando ouvidorias datadas de 17/03/2022 e 21/03/2022, a Secretaria da Administração passou a monitorar a rede de estabelecimentos credenciados da empresa éOvale, verificando-se, após proativa varredura, que alguns dos mais de 40 estabelecimentos não estão aceitando o cartão, o que motivou envio de notificação extrajudicial à contratada, garantindo-lhe o direito ao contraditório e à ampla defesa. Consultados, os representantes das casas comerciais abaixo confirmaram a suspensão:

  1. Rede Cofiança
  2. Rede Tauste
  3. Rede Kawakami

A Prefeitura Municipal mantém todos os compromissos em dia desde o início do contrato, inclusive com ação judicial já em andamento e liminar concedida favoravelmente à nós, Servidores Públicos municipais, beneficiados diretos do sistema. Reforço que sempre e antes de iniciarem suas compras, consultem a listagem de estabelecimentos comerciais disponibilizados no site da empresa, acessando o site: https://eovale.com.br, evitando-se eventuais constrangimentos. Solicito que formalizem à nossa Ouvidoria todas inconsistências ocorridas nesses e outros estabelecimentos: a ajuda de todos nos fortalece coletivamente, amparando nossas ações concretas.

Marcos Boldrin
Secretário da Administração
Atualizado em 26 de março às 12h

Uma simples ação política e administrativa resolveria a situação.

Um simples ato em apresentar um projeto de lei de autoria do Poder Executivo Municipal poderia por fim a esta questão. A ideia é apenas introduzir um texto alterando dispositivos da lei em vigor, que dispõe sobre o auxílio-alimentação a que tem direito os servidores da Prefeitura.

Com a mudança aprovada por projeto de lei, o auxílio-alimentação deixaria de ser pago através de cartão-alimentação para ser creditado direto no contracheque dos servidores. Com isto, o mesmo poderia escolher o estabelecimento e o que fazer com o dinheiro, sem a necessidade de intermediários.

Ao longo da história o JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA já é reconhecido como ÚNICO INSTRUMENTO REAL DE LUTA da classe trabalhadora enquanto veículo de imprensa e, que comprovadamente não recebe recursos “POR DENTRO OU POR FORA”, para omitir ou mascarar os fatos de nenhum político da cidade, se tornando também o porta voz dos servidores municipais para relatar as denuncias e opressões do dia a dia.

No entanto, é importante destacar que; em nenhum momento a intenção desta matéria é criar um sensacionalismo ou praticar um jornalismo crítico e tendencioso, mas, de apresentar soluções para o impasse, pois, este tipo de situação em nada contribui para a motivação dos servidores.

Nossa redação, mais uma vez, recebeu inúmeras mensagens com imagens do que estava ocorrendo nos diversos supermercados da cidade e denunciando as humilhações sofridas por centenas de servidores que ao passar nos referidos caixas dos mesmos, eram barrados com a compra do mês no carrinho. HUMILHAÇÃO DESNECESSÁRIA e NÃO MERECIDA após dedicar-se durante 30 dias em suas atividades, independente de função.

O JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA reitera sua solidariedade à todos os servidores que necessitam dos recursos disponibilizados no cartão para a complementação da renda na hora de procurar efetuar a compra dos produtos necessários para sua alimentação, seja qual for o estabelecimento comercial.

A situação é constrangedora para os servidores, quando o serviço de som dos supermercados ficam repetindo de minuto em minuto a mensagem de recusa do referido cartão”. Nos demais, seguem os cartazes. Surpresos, são obrigados de cabisbaixo “sair de fininho” abandonando seus carrinhos em meio aos corredores.

Na realidade virou uma CAÇA AO TESOURO, onde o pobre servidor desesperado fica procurando algum supermercado onde o mesmo possa efetuar a sua complementação de compras, e olha que tem servidora que passa o mês com o valor da compra disponibilizada no cartão. Como deve estar uma pessoa dessa ??

O OUTRO LADO: Empresa emite nota oficial sobre a situação

A empresa Éovale informa que está em negociação com as redes credenciadas para viabilizar o pronto reestabelecimento do uso dos cartões pelos beneficiários. É importante esclarecer que, por força de previsão contratual, o estabelecimento comercial credenciado não pode, de modo unilateral, realizar o descredenciamento ou negar o uso do cartão ao usuário, sob pena de multa.
A empresa mantém um número de estabelecimentos credenciados maior do que o mínimo exigido em edital, como forma de nunca prejudicar os usuários dos cartões. Ocorre que alguns dos estabelecimentos credenciados têm forçado alterações nas condições iniciais negociadas, como prazo para recebimento, entre outras. A alteração das condições contratuais impacta diretamente no equilíbrio econômico-financeiro do contrato, tornando-o deficitário, já que a taxa e o prazo de repasse ofertados pela empresa Éovale para vencer a licitação em comento apenas foi possível considerando as condições inicialmente previstas. Não obstante esta situação, insistimos nas negociações com as redes para que não haja o descredenciamento dos estabelecimentos que suspenderam a aceitação do cartão, esperando tê-la resolvida até meados da próxima semana, sem, contudo, deixar de atender o quantitativo mínimo de estabelecimentos credenciados exigidos pelo edital. Isso posto, deixamos claro que a empresa está empenhada em atender da melhor forma possível todos os estabelecimentos comerciais credenciados e os usuários dos cartões, sempre buscando aumentar a rede existente.

Esperamos e torcemos para que o problema seja solucionado, afinal, no contrato deve contar alguma cláusula mencionando os deveres e direitos, inclusive uma situação decepcionante como esta, ou não ?!?!? Mais uma vez, com a palavra, algum vereador que deseje abraçar a causa, porém sem demagogia barata e discursos oportunistas na tribuna. O SERVIDOR APENAS DESEJA SE ALIMENTAR às custas do seu suor já trabalhado.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.